Séries sobre educação: conheça histórias inspiradoras! 

Séries sobre educação: conheça histórias inspiradoras! 

Tempo de leitura: 9 minutos

Com toda a certeza, umas das melhores coisas é aprender e se inspirar por meio da diversão. Quer algo melhor do que parar para assistir a um filme com uma história inspiradora? Não tem, sério! Nesse sentido, a ideia desse post é explorar um mundo paralelo de dramas, risadas e lições de vida que vão além dos livros didáticos. E certamente você percebeu isso logo nas primeiras linhas dessa intro! Assim, já pode abrir o bloco de notas, salvar esse post na barra de favoritos ou preparar o print para a lista de filmes e séries sobre educação. Tem amizade épica, romances surpreendentes e, claro, aqueles professores que inspiram. Em resumo, se você procura entretenimento com uma dose de aprendizado e inspiração, prepara a pipoca, porque é hora de maratonar!  

Séries sobre educação!  

3, 2, 1… Play na listinha e no controle remoto, hein. Em primeiro lugar, se liga nas séries sobre educação!  

Merlí 

Certamente, essa está em qualquer lista de séries sobre educação e, com toda a certeza, ela vai mudar seu ponto de vista sobre o tema. Em resumo, essa é uma série espanhola que conta a história do professor Merlí Bergeron, que dá aula filosofia e não é nada convencional. Além de ser carismático, ele é inteligente e provocador, isto é, usa a filosofia para fazer com que os alunos pensem criticamente e questionem o tal do status quo. Então, se você se interessa por filosofia, educação e autodescoberta, Merlí é uma série perfeita para você, incluindo o personagem inspirador do professor que pode ajudar os jovens a encontrarem o seu lugar no mundo. Todos os episódios das 3 temporadas estão disponíveis na Netflix e a classificação indicativa é para maiores de 12 anos! 

Segunda Chamada 

Essa é feita por gente da gente. Essa é do Braaaasil! He, he, he… A série que é Original Globoplay e recomendada para maiores de 16 anos, tem 17 episódios divididos em 2 temporadas que vão fazer você embarcar nos desafios do ensino noturno de uma escola pública, mais precisamente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa série sobre educação mergulha intensamente nos dilemas e conquistas de professores e alunos que decidem recomeçar, além de abordar temas sociais e educacionais explorando a jornada de quem enfrenta uma segunda chance para transformar suas vidas. Com toda a certeza, nesta série você conseguirá enxergar a força da educação como ferramenta de mudança. Sua cabeça vai longe com ela!

Rita 

Em resumo, duas palavras definem essa série dinamarquesa: ousadia e diversão. Assim como Merlí Bergeron, a professora Rita Madsen tem métodos nada convencionais de ensinar, o que faz com que ela se destaque no cenário escolar. Assim, nesta série sobre educação, a protagonista quebra todas as regras para enfrentar o caos da escola. Apesar de ter um coração enorme, Rita tem ainda uma pitadinha de rebeldia, o que faz com que a série seja uma verdadeira montanha-russa emocional, com risadas e lições de vida. Com toda a certeza, você vai se apaixonar por essa série, porque ela vai além das salas de aula e aborda temas como liberdade, autoaceitação e, claro, o poder transformador da educação. Ao todo, são 40 episódios divididos em 5 temporadas. A série está disponível na Netflix e a classificação indicativa é para maiores de 14 anos. 

Abbot Elementary 

Entre as séries sobre educação, Abbot Elementary vai te surpreender. Apesar de ser uma série de comédia, surpreendentemente, ela fará você refletir sobre a importância da educação. Isso porque por aqui você irá acompanhar o dia a dia de um grupo de professores dedicados em uma escola pública da Filadélfia que, apesar da falta de recursos e dos desafios, se esforçam para dar o melhor aos alunos e criar um ambiente de aprendizado positivo. Entre os 49 episódios divididos em 3 temporadas, você vai se deparar com um rostinho bem conhecido, que é do professor Gregory Eddie, interpretado pelo ator Tyler James Williams, o eterno Chris, de Todo Mundo Odeia o Chris. Ah, a série está disponível no Star+ e não é recomendada para menores de 12 anos.  

Filmes sobre educação 

Uma vez que você viu algumas séries sobre educação, agora chegamos em outro momento: o de conferir alguns filmes. Pode ser que você não seja tão fã assim de iniciar uma história e já não ver o fim dela e, às vezes, ter de esperar por uma próxima temporada que só chega no ano seguinte. Isso quando o streaming não cancela a série, não é mesmo?! Dessa forma, se liga em alguns filmes sobre educação que também trarão inspiração para você!  

Mentes Perigosas 

Vamos começar a pequena lista de filmes sobre educação com o protagonismo feminino… Apesar de ser um filme de 1995, e você ainda não devia nem ter nascido, Mentes Perigosas é supernatural e conta a história de LouAnne Johnson, uma ex-fuzileira naval que troca as armas pelos livros ao se tornar professora. O que ela não imaginava é que teria um grande desafio: dar aula de literatura para uma classe de alunos excluídos. Entretanto, com métodos nada convencionais, que incluem de artes marciais à poesia, a professora, aos poucos, vai conquistando a confiança dos alunos e fazendo com que eles voltem a acreditar em si mesmos. É provável que ao assistir Mentes Perigosas você poderá ir do choro ao riso, assim como fará refletir sobre a importância da educação e o poder transformador de um professor dedicado. Ah, o filme está disponível no Star+ e não é recomendado para menores de 16 anos. 

Soul 

Esse aqui não é bem um filme ou uma série sobre educação, mas é uma animação. E quem é que não ama animação, gente?! Por favor, hein! He, he, he… Brincadeiras à parte, esse filme fala sobre sonhos e, consequentemente, paixão. E provavelmente fará você refletir sobre os seus! A história gira em torno do professor de música apaixonado por jazz, Joe Gardner. Ele sonha em tocar em um grande clube de Nova York, mas quando finalmente tem a sua chance, um acidente o leva para o Grande Antes, que é um plano astral onde as almas são criadas antes de serem enviadas à Terra. Entretanto, isso não faz ele abrir mão do seu sonho, oks?! Ele se junta a 22, que é uma alma cínica que não vê sentido na vida. Juntos, eles embarcam em uma aventura pelas profundezas da alma humana, descobrindo o que realmente importa na vida. Soul é um filme que te fará rir, chorar e refletir sobre o que te motiva e te dá alegria. A animação é indicada para todas as faixas etárias e está disponível na Disney Plus. 

Extraordinário 

É sério… Só de falar sobre esse filme meus olhos aqui já lacrimejaram, tá?! Esse vale cada minuto, e cada lágrima também! Em resumo, ele reforça a importância da educação inclusiva, que já falei sobre nesse post. Nesse sentido, ele conta a história de Auggie Pullman, um garotinho que nasceu com uma deformidade facial rara. Após anos sendo educado em casa, chega o momento de frequentar uma escola regular e ter de lidar com os olhares curiosos e comentários maldosos sobre a sua aparência. Aos poucos, ele conquista corações com a sua perspectiva única de mundo. Certamente, além de refletir sobre a importância da educação, o filme fará com que você reflita também sobre empatia, aceitação, amizade e até mesmo sobre a verdadeira beleza, que vai muito além da aparência física. Rola assistir o filme na Netflix. A classificação indicativa dele é para maiores de 10 anos. 

Indicações bônus!  

Você não pensou que seriam apenas filmes e séries sobre educação, não é mesmo?! Tem mais dois documentários que valem a pena! O primeiro não poderia ser diferente… É de gente da gente, é do Brasil! O doc Pro Dia Nascer Feliz fará você mergulhar no universo da educação brasileira, explorando os desafios e as peculiaridades do sistema educacional, incluindo um olhar crítico sobre temas como desigualdade, acesso à educação de qualidade e as expectativas dos jovens diante do futuro. O doc não está disponível em nenhum streaming, mas no youtube você consegue achar. Ah, e a classificação indicativa é para maiores de 10 anos. 

Por outro lado, a segunda indicação bônus é o documentário Malala. Ele acompanha a extraordinária jornada de Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que desafiou o Talibã ao lutar pelo direito das meninas à educação, tornando-se um símbolo global da luta pelo direito à educação. Apesar disso, Malala foi vítima de um atentado, mas continuou a sua luta e se tornou a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz. Entre momentos inspiradores e desafios emocionantes, você refletirá sobre a importância da educação como instrumento de transformação e empoderamento. A história de Malala mostra o impacto que uma única voz pode ter na construção de um mundo mais justo e igualitário, isto é, uma única andorinha faz verão sim senhor! O doc, que é indicado para maiores de 10 anos, não está disponível nos streamings, mas é possível alugar no Google Play.  

Bora inspirar novas histórias?! 

É provável que após conferir filmes, documentários e séries sobre educação, se pergunte quais as graduações fariam com que você além de atuar nessa área, pudesse ser inspiração. Se esse é o seu pensamento, você está no lugar certinho. Tem alguns posts sobre cursos como Artes Visuais, Biologia, História, Química, Matemática, Geografia, Pedagogia, Letras e Música. Com toda a certeza, as leituras serão mara como a maratona que vai rolar fazer com essas indicações de filmes, docs e séries sobre educação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *