Técnico ou tecnológico? Bacharelado ou licenciatura?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Cursos técnico, tecnológico, bacharelados e licenciaturas – o que são? É hora de explicarmos direitinho para que você escolha o que melhor se enquadra no seu perfil. Aqui, reunimos informações do Ministério da Educação (MEC) e mais algumas do nosso conhecimento no assunto!

shutterstock_106120829

Cursos técnicos
São voltados ao aprendizado de determinada profissão – por exemplo, técnico em Enfermagem ou em Farmácia, no caso do Colégio Unoeste. Não são cursos universitários, no entanto, possibilitam que o formado trabalhe em determinada área que peça esse tipo de profissional e ajuda o aluno a conhecer o segmento profissional e desperta a vontade de estudar numa universidade. Os cursos técnicos podem ser feitos junto com o ensino médio ou após a conclusão do ensino médio.

Cursos superiores (graduações)
Diferentemente dos cursos técnicos, os cursos superiores são as chamadas graduações – ou seja, fornecem diplomas de curso universitário aos formados. São três tipos de graduações: os bacharelados, as licenciaturas e os superiores de tecnologia (também recebem o nome de tecnológicos).

Bacharelados
Resumidamente, possibilitam formação ampla. Vamos pensar no caso de um formado em Direito, uma das graduações da Unoeste… O bacharel em Direito tem muitas frentes de atuação, podendo ser: advogado, defensor público, juiz, delegado de polícia, auditor fiscal, trabalhar no ministério público e outros setores. Tamanha amplitude tende a resultar em criação de visão crítica frente aos acontecimentos, salários maiores, carreiras mais sólidas e dinamismo para trabalhar em equipe e grandes empresas.

Licenciaturas
Na essência, formam professores para escolas de ensinos infantil, fundamental e médio, em razão disso, os cursos de licenciaturas são para quem gosta da vida acadêmica. São ligados por um eixo comum, a educação em áreas tradicionais de conhecimento – na Unoeste, há vários: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Pedagogia, Química e outros. A licenciatura é uma modalidade importantíssima também além da docência, é possível ser licenciado e trabalhar fora da sala de aula.

Tecnológicos
Têm validade nacional tanto quanto os bacharelados e as licenciaturas. Com isso, se determinado concurso público exigir diploma superior para tal cargo, o diploma de curso tecnológico serve! Estes cursos tecnológicos geralmente tem duração de 2 ou 3 anos, pois o intuito é proporcionar rápida inserção no mercado. Estas graduações são especialmente feitas para interessados em profissões bem específicas – na Unoeste, Jogos Digitais e Fotografia são exemplos de superiores de tecnologia oferecidos.

Atualizado em 14/05/2015

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.