Twitch é um dos queridinhos na transmissão ao vivo de games

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Mesa com alguns objetos ligados aos games e twicth: controle remoto, bonequinho, café, drops e teclado de computador

Só para exemplificar, vai começar mais uma partida Fifa 2021 e você pode acompanhar ao vivo o duelo entre os seus streamers favoritos! Mas se você quer estratégia e muita ação, que tal assistir à uma disputa de League of Legends (LoL)? Tudo isso pode ser feito pela TwitchTV que é uma plataforma de games muito conhecida em todo o mundo.

Em primeiro lugar, saiba que a TwitchTV já ganhou adeptos famosos como o jogador Neymar, que recentemente entrou ao vivo para jogar Sign of Silence. Em segundo lugar, quem é desse universo com certeza conhece a streamer brasileira Babi. Ela possui 450 mil seguidores na plataforma e integra a LOUD, uma das principais equipes de Free Fire do Brasil.

Aliás se você já ouviu aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”, entenderá perfeitamente a dinâmica da TwitchTV. Isso porque, essa plataforma é mais do que um serviço de transmissões ao vivo. Nela você pode ser visto e ouvido!

Universo Nerd

Inegavelmente, o streaming é popular no universo nerd, dos apaixonados por e-sports e pelo desenvolvimento de games e de softwares. Além disso, você encontra nessa plataforma conteúdos e jogos como League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), os Battles Royales Playerunknown’s Battlegrou.

Mas a TwitchTV vai além. Em outras palavras, nela você fala de tudo o que gosta, compartilha os seus gostos com uma comunidade de milhões e também pode ter o seu próprio cantinho na internet.

A regra de ouro na Twitch é transmitir algo pelo qual você tenha afinidade ou que precisa ser compartilhado com o resto do mundo. Isso envolve uma gama de conteúdo e de jogos, até as categorias mais criativas como música, arte, comidas e bebidas.

Em alta

Com a chegada do novo coronavírus muita coisa mudou. O distanciamento social trouxe novos hábitos e intensificou alguns outros. Foi justamente o que aconteceu com o streaming. Uma pesquisa feita pelo grupo Consumoteca mostrou que, para 51% dos brasileiros, esse serviço entrou ou continuou na lista de prioridades de gastos durante a pandemia.

Os streamers brasileiros de jogos digitais também viram a audiência crescer e até dobrar. E se para alguns as famosas lives são novidades, para quem vive no universo da TwitchTV essas transmissões já existem há um bom tempo. Na TwitchTV que é uma plataforma de games os números são bem expressivos. Confira as estatísticas divulgadas pela Twitchtracker da plataforma em 2020.

Infográfico com estatísticas do Twitch

Tudo sobre a TwitchTV

A Twitch pode ser acessada de forma on-line ou você pode baixar o aplicativo que é disponível para PC e celulares (Android e iOs). As principais diferenças dessa plataforma em relação ao Youtube é que ela é mais atrativa para o público e traz uma interação do usuário diferenciada.

Conheça um pouco mais sobre o universo dos twitchers:

Criador

Qualquer usuário que faça conteúdo na Twitch possui essa denominação. Essas pessoas têm a chance de fazer as suas comunidades crescerem, de se conectarem com a audiência e de inclusive ganharem dinheiro compartilhando o que adoram com o mundo.

Quanto mais seguidores e inscritos no seu canal, você vai evoluindo como streamer. Sendo assim, a Twitch oferece novos recursos, recompensas e formas de monetizar o seu canal.

Transmissão Twitch

Qualquer pessoa pode transmitir na TwitchTV via streaming. Assim que você entra ao vivo tem acesso a muitos recursos incríveis como o chat, a capacidade de espectadores seguirem o seu canal e as análises no seu painel de controle. Cada vez que aumenta o seu tempo de transmissão e o número de expectadores você evolui para se tornar um afiliado ou parceiro.

Seguidores

Todo mundo que gosta do que você faz ou curte as suas transmissões de games pode seguir a conta.

Chat

A interatividade é um ponto forte da Twitch, tanto é que já vem por padrão com uma sala de chat. Nesse espaço, os espectadores do seu canal têm uma forma fácil comunicação em tempo real, extravasar, usar emotes e mandar boas energias.

Inscrições para a plataforma de games

A partir do momento que você conquista o status de afiliado, os espectadores podem se inscrever no seu canal por um valor fixo por mês para receber benefícios adicionais definidos por você.

Emotes

No universo dos games, os emotes traduzem das palavras. É por meio dos emoticons da Twitch que os espectadores e os streamers expressam os seus sentimentos no chat. Eles são uma linguagem por si só e também são uma forma para parceiros e afiliados reforçarem a sua marca e personalidade. Esses símbolos dão aos fãs formas de celebrarem momentos épicos, caçoar dos deslizes, espalhar amor pelo chat e se tornarem membros ativos da sua comunidade.

Receita de anúncios

Já pensou em ganhar dinheiro se divertindo? Na Twitch, parceiros e afiliados também recebem uma renda pela reprodução de anúncios no próprio canal.

Ganhe recompensas

Os expectadores também podem apoiar o canal de um seguidor por duas formas. A primeira refere-se às inscrições que permitem à comunidade apoiar de forma consistente, e fazer isso pode render benefícios exclusivos. Os inscritos no seu canal ganham acesso a emotes globais personalizados, que podem ser usados por toda a Twitch, distintivos de inscrito, visualização sem anúncios e muito mais.

Já a segunda forma está ligada aos bits que consistem em uma mercadoria virtual e os seus espectadores podem usar para enviar Cheers (emoctions) no chat para demonstrar apoio, celebrar momentos e amplificar a sua voz.

Os Bits também são mais seguros do que métodos de doação de terceiros, pois como streamer, você é protegido contra estornos ou qualquer outro problema de pagamento em potencial.

Prós e contras

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a TwitchTV, preparamos um infográfico com os prós e contras dessa plataforma, divulgado pela TechTudo.

Infográfico com os pró e contras do Twitch

Colaboração Danilo Filitto, docente da Unoeste e especialista em jogos digitais.

Faça Fipp!

Agora que você conhece o que a Faculdade de Informática tem a oferecer, saiba que estudar em uma universidade reconhecida pelo MEC é fundamental. Todo os conceitos desse órgão estão bem explicado nesse post. Além disso, você pode conhecer sobre todas as graduações que ela oferece! Clique nos seguintes cursos de graduação para saber mais: Ciência da Computação, Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mas se você já é da área e quer se especializar? Veja agora as oportunidades.

Quer saber o mais legal? Na Fipp você tem opções de cursos flexíveis! Em outras palavras, estuda 60% na universidade e 40% onde você quiser. Isso quer dizer que só precisa sair de casa três vezes na semana o que pode facilitar a sua rotina, principalmente, se trabalhar.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *