Universidade Sustentável: conheça as iniciativas da Unoeste!

Universidade Sustentável: conheça as iniciativas da Unoeste!

Tempo de leitura: 13 minutos

Certamente você já deve ter ouvido ou lido muito sobre sustentabilidade. “Tal construtora é sustentável, universidade sustentável, a casa do fulano é sustentável”, enfim… Do nada, praticamente parece que o mundo tem se voltado à sustentabilidade e às vezes tudo parece até invenção, não é mesmo?! Mas, calma… O assunto é muito sério e extremamente importante, por isso o mundo tem se preocupado tanto com isso.  

Só pra você entender a importância, se liga nesse exemplo que vai ficar bem fácil… Todos os meses você acaba gastando mais dinheiro do que tem pra receber. Provavelmente, de algum lugar você terá de tirar para cobrir esse déficit, certo? Com toda a certeza, vai chegar uma hora que essa sua outra fonte vai secar. Isso, sem sombra de dúvida, é um modelo totalmente insustentável. O contrário disso é ser sustentável, ou seja, poupar para ter. Assim, ficou claro entender a importância de, mais que falar, aplicar a sustentabilidade no seu dia a dia? 

Agora que você já entendeu a importância de adotar um estilo de vida sustentável, a ideia do post não é falarmos sobre seus recursos financeiros, oks?! Aqui, vamos falar sobre a importância de as empresas olharem cada vez mais para a sustentabilidade. Então, bora entender um pouco melhor quais os impactos no meio ambiente de uma universidade sustentável? Com toda a certeza, isso pode fazer com que você abra melhor os olhos e escolha estudar em uma facul que, além de oferecer ensino de qualidade, também se preocupa com o meio ambiente. 

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Universidade sustentável 

Em primeiro lugar, você consegue imaginar uma universidade com mais de 5 milhões de metros quadrados? Para ficar mais fácil… Provavelmente, do Estádio Maracanã, que é o maior do Brasil, você já ouviu falar, certo? Então imagine 749 estádios de futebol do mesmo tamanho. Pois bem… Isso é equivalente a mais de 5 milhões de metros quadrados e é a Unoeste, que conta com campus em Presidente Prudente e Jaú, no interior do Estado de São Paulo, e também em Guarujá, no litoral paulista. 

Pensando nessa proporção, você já imaginou o impacto negativo no meio ambiente se a Unoeste não tivesse um modelo de universidade sustentável? Agora, muito mais que ver a facul com bons olhos pela qualidade no ensino e investimentos em tecnologia, certamente você vai se surpreender positivamente com as iniciativas sustentáveis. Então bora lá… 

Atitudes sustentáveis 

Olha só que legal… É claro que a maior preocupação da Unoeste, além de formar bons cidadãos e excelentes profissionais, é a preservação do meio ambiente. Mas, saiba que a sustentabilidade da universidade também se apoia na economia e no cunho social. Isto é, as ações beneficiam tanto os colaboradores e alunos, quanto a comunidade em que a universidade está inserida, sendo nas três cidades em que têm campi.  

Dessa forma, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unoeste engloba 8 eixos, sendo os seguintes: material de consumo, energia, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis, deslocamento de pessoas com foco na redução de gastos e emissões e inovações.  

Com isso, a missão da Unoeste como universidade sustentável é desenvolver a educação em um ambiente inovador e crítico-reflexivo por meio do exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais diferentes áreas de conhecimento, seja científico, humanístico ou tecnológico. E sabe qual o resultado disso? Profissionais e cidadãos mais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental. O que, com toda a certeza, contribui cada vez mais para um futuro sustentável.  

Ah, outro ponto superinteressante também é que todas as ações que preveem a construção de uma sociedade mais justa, econômica, social, ética e ambientalmente responsável estão em conformidade com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). Por aí você já conseguiu perceber o quão comprometida a Unoeste está em ser uma universidade sustentável e atuar na formação de pessoas com essa mesma preocupação, né?! 

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

 

Gestão da Água  

O Programa Unoeste Sustentável tem como foco a tecnologia verde. Aqui, a ideia é diminuir ao máximo possível o desperdício de água. Sabe quando seus pais, ou até você mesmo, aproveita a água da máquina de lavar roupa para lavar o quintal? Pois bem… Na universidade, a água da chuva é usada para a jardinagem e também para lavagem dos veículos. Já imaginou o mundaréu de água que é? Inclusive, a captação ocorre de forma subterrânea e o tratamento é em conformidade com as normas no Ministério da Saúde.  

Por falar em água da máquina de lavar, há a captação das águas da lavanderia para limpeza e higienização dos pisos do Hospital Veterinário. Viu só, não é somente na sua residência que dá para fazer esse reaproveitamento. E pensando ainda mais na economia de água, as torneiras dos campi são automáticas com temporizadores e sempre haverá um adesivo próximo delas com algumas orientações aos usuários, incluindo sobre o uso adequado do papel toalha. E as descargas têm duplo acionamento que não esgotam a caixinha toda para dar apenas uma descarga. É economia em todos os cantos que você imaginar! 

Outra questão interessante na economia de água é a represa que capta toda a água do telhado e do arruamento. Assim, conforme ela enche, vai para a caixa d’água dividida em diferentes frentes, sendo potável para consumo, reserva de incêndio e reuso. Os jardins, por exemplo, contam com torneiras em pontos específicos, que é uma forma inteligente do aproveitamento do que é captado sem gastar a água potável que é do consumo humano. Chique, hein!? 

Gestão dos Resíduos 

Ah, assim como o tratamento de água e esgoto, o de resíduos também é feito pela Divisão de Saneamento Básico da Unoeste. Inclusive, sobre os resíduos, eles são separados entre perigosos e não perigosos. Os não perigosos são semelhantes ao que você produz na sua casa, sabe? Dessa forma, fica mais fácil separar entre orgânicos e recicláveis.  

Sobre os resíduos recicláveis, tudo que é gerado nas dependências da universidade é encaminhado ao departamento de reciclagem da própria instituição. Lá, ocorre a separação, descaracterização e envio à cooperativa do município. Já os orgânicos são enviados à coleta municipal. 

Já os resíduos perigosos, normalmente são gerados nos laboratórios e clínicas e são classificados como infectantes e químicos. Eles são coletados e encaminhados para tratamento por empresas específicas. Afinal, tudo tem a destinação adequada, sem que ninguém seja exposto a risco. Isto é: preocupação com o meio ambiente e com alunos e colaboradores!  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Energia limpa 

Essa aqui é pra te deixar boquiaberto. A Unoeste tem uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do Brasil no modelo de geração distribuída de autoconsumo, sendo a maior do Estado de São Paulo. Só para você ter uma ideia: ela abastece totalmente o Campus 2 de Prudente e a energia excedente contempla parte do Campus 1.  

Ao todo, na usina solar, são 9.334 placas de 335 Quilowatts cada uma, o que gera 4,5 milhões de KWh anual. Vamos traduzir isso de um jeito para ficar mais fácil… Se fosse para transformar em energia para uma casa de baixo consumo, a usina poderia atender até 4 mil casas. É energia limpa e os impactos no meio ambiente são nulos. Incrível, não é mesmo?  

Ah, e o modelo, em uma proporção menor, está sendo replicado nos campi de Jaú e Guarujá. Em cada um serão 950 placas. Com isso, haverá uma economia de energia de 80%.  

Além disso, a central de ar condicionado é informatizada e as lâmpadas são de LED, afinal, na Unoeste a ideia é que ninguém possa falar “apaga essa luz, tá pensando que eu sou sócia da distribuidora de energia?”. Hehehe… A troca das lâmpadas, por exemplo, resultou em uso menor de potência e maior luminosidade. Com isso, o payback, aquele retorno do investimento, sabe? Foi atingido em menos de dois anos. Em relação à informatização dos ares-condicionados, é possível identificar a sala que está sem atividade e, caso o ar esteja ligado, desligá-lo pela central. Show, né?! 

Arquitetura Acolhedora  

Nada como chegar em um prédio e se sentir confortável nele, não é mesmo? Assim é a arquitetura dos prédios da Unoeste, principalmente dos novos campi de Jaú e Guarujá. Ambos são autossustentáveis e foram pensados para o máximo aproveitamento dos recursos naturais e uma eficiência energética.  

Nesse sentido, tanto em Jaú quanto em Guarujá, os vidros filtram os raios solares, o que evita a entrada de calor e a perda do ar frio que tem dentro do prédio, o que otimiza o uso do ar-condicionado. E tem teto em vidro também nas áreas de circulação do prédio para trazer aquela iluminação natural e dar aquela economizadinha, saca? Ainda nessas partes, têm aberturas que ajudam na circulação de ar. E óh, ainda para aproximar alunos e colaboradores da natureza, tem jardins na parte interna para trazer aquele verde, sabe?  

Ah, e pensando no conforto interno, os prédios contam com proteção acústica. Sabe quando você entra em um shopping e parece que está em outro mundo? Assim é nos campi de Jaú e Guarujá. Você não ouve nenhum barulho externo! É tudo pensando no bem-estar e no acolhimento de todos.  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Reconectando pessoas ao meio ambiente!  

Com toda a certeza, um dos principais focos de todo projeto de sustentabilidade da Unoeste é reconectar as pessoas ao meio ambiente e reforçar a consciência da importância da preservação. E, dependendo do curso que você escolher, essa relação com o meio ambiente será ainda mais estreita.  

Por exemplo, se for algum curso ligado ao meio ambiente, você já chega na facul participando do Trote Ecológico, isto é, participará de um plantio de mudas para recomposição de mata ciliar. Além de plantios em Áreas de Preservação Permanente (APPs), você poderá participar também de expedições para coleta de sementes de espécies nativas da região. E com o plantio, há o aumento da biodiversidade no campus, uma vez que algumas aves ou outros animais se instalam ou hospedam nas áreas.  

A Uno é um mundinho verde à parte, oks? Entre o Campus 2 e a Fazenda Experimental, até 90% da composição é de APP, ou seja, que necessitam de cuidados especiais que estão próximas a corpos d’água. Pode ter certeza que dependendo do seu curso, você está constantemente conectado à natureza. E quando finalizar, com toda a certeza você será um agente de transformação externa e levará o que aprendeu para a comunidade em que estiver inserido.  

Fazenda Experimental  

Bora conhecer um pouquinho mais da Fazenda Experimental? Ela fica em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, pertinho de Prudente, onde tem dois campi da Unoeste. Ao todo, são 125 hectares, isto é uma grande sala de aula ao ar livre e que conta com o sistema de Integração Lavoura-pecuária (ILP). Essa é mais uma iniciativa de sustentabilidade da universidade e você já vai conhecer um pouco mais sobre… 

O sistema ILP nada mais é que uma iniciativa integrada de produção, ou seja, na mesma área e no mesmo ano agrícola, tem soja e milho na universidade. Depois, a pecuária entra em cena com o gado. Isso resulta em maior utilização da área durante o ano e ainda tem os benefícios ambientais de proteção do solo, uma vez que a cultura de grãos injeta fertilidade, recupera o solo e, quando ele retorna à pecuária, potencializa o segmento e ele se torna mais rentável. É economia e preservação da natureza juntas. Demais, não é mesmo? 

Ah, e um ponto importantíssimo: se no seu curso você tiver aulas na Fazenda Experimental, será um ponto positivo no seu currículo para que, posteriormente, você leve todo seu conhecimento adquirido nas aulas práticas, como adubação e recuperação de solo e pastagem, para o seu dia a dia profissional.  

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Mais extensão!  

Olha que máximo… Tem projeto de extensão que vai continuar te deixando conectado com a natureza. Em Prudente, por exemplo, tem uma iniciativa em parceria com o Poder Público em que há o monitoramento da água do Balneário da Amizade. Isso colabora com que o Município identifique possíveis pontos de contaminação e recupere as condições de balneabilidade.  

Além disso, já pensou em juntar uma galerinha da sua turma e recuperar uma área verde? Isso rolou em uma cidade vizinha a Prudente, em Martinópolis, com um plantio de mil mudas realizado pelos alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ah, e que tal participar de um projeto de pesquisa e extensão para preservação das abelhas? Então, bora para o Unobee! 

Você já ouviu falar no Mutirão do Lixo Eletrônico de Prudente? É uma parceria com o Poder Público e tem uma galerinha de diferentes graduações da Unoeste. Já imaginou participar de uma iniciativa que recolhe todo tipo de lixo eletrônico e dá a destinação correta a ele? Vai ser uma experiência incrível!  

Cuidar e Reconhecer…  

Agora, conhecendo um pouco do quão a Unoeste é uma universidade sustentável, você já perecebe que a sustentabilidade são ações e processos reais e dinâmicos que têm como foco, além da proteção ambiental, a saúde física, mental e intelectual dos alunos e colaboradores, não é mesmo? E aí, bora plantar, ajudar e estar neste propósito? 

Mini-ebook de bolsas e financiamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *