Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 05/11 – Chuvas de novembro devem ficar abaixo da normalidade

Modelos indicam chuvas irregulares e com baixo volume para o Oeste Paulista nas próximas semanas.

Após vários meses com chuva abaixo da normalidade no Oeste Paulista, em outubro foi registrado 273 mm de chuva na estação meteorológica da Unoeste (Presidente Prudente), volume 80% maior do que o normal para o mês (151 mm). Em 2021 já choveu em Presidente Prudente 1.079 mm, sendo que o esperado para o período (até outubro) é algo próximo a 1.200 mm.

No entanto, o cenário para novembro será diferente. Os modelos indicam que as chuvas nos próximos 30 dias ficarão abaixo da normalidade. O normal para o mês de novembro na região é volume próximo a 160 mm, no entanto, os modelos indicam volumes entre 80 a 100 mm até o fim do mês.

Nas próximas semanas as chuvas ficarão mais concentradas na região Centro-Norte do Brasil, situação típica do fenômeno La Niña, que se encontra em plena atividade no oceano pacífico. As chuvas no Oeste Paulista ocorrerão de maneira irregular e com baixos volumes nas próximas semanas, sendo que, maiores volumes são esperados apenas a partir de 24 de novembro.

Previsão para os próximos dias:
06 a 08 de nov – baixa previsão
10 a 12 de nov – baixa previsão
17 a 18 de nov – média a boa previsão


Related Articles

Nova onda de frio chega na região a partir de 13 de julho

Modelos indicam mínimas próximas a 8 °C na sexta-feira (17/Julho).
Read more

Previsão 31/08: Sem previsão de chuva até 10 de setembro no Oeste Paulista

Modelos não indicam ocorrência de chuvas até 10 de setembro no Oeste Paulista. Temperaturas aumentarão diariamente, ficando próximas a 38°C entre 05 a 08 de setembro.
Read more

Fim de janeiro será chuvoso no Oeste Paulista

Corredor de umidade se forma sobre a região e modelos indicam volume superior a 100 mm nos próximos dias. É a melhor previsão para a região desde novembro de 2021.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: