Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão: Maio de 2021

Estiagem continua nas próximas duas semanas no Oeste Paulista e chuvas de maio também ficarão abaixo da média histórica.

As últimas semanas não tem sido nada fácil para os produtores do Oeste Paulista, a ausência de chuvas e a ocorrência de chuvas irregulares já está comprometendo o desenvolvimento das lavouras instaladas em março e abril. Em algumas áreas, o período de estiagem já se aproxima de 50 dias, sendo que, em abril, não choveu nem 10% do normal para o mês, como é possível de observar na imagem abaixo, que retrata a chuva acumulada no Brasil nos últimos 30 dias.

As previsões de chuva para o Oeste Paulista para os próximos dias e semanas não são nada animadoras. Para as próximas duas semanas, praticamente não há previsão de chuva para a região, e vários modelos já indicam que o mês de maio também será com volume de chuvas abaixo da média histórica, que normalmente fica próxima a 90,0 mm.

Na previsão estendida para 30 dias, o volume esperado para a região varia entre 15 a 25,0 mm, no entanto, cabe salientar que essas previsões mais longas não estão se confirmando. De qualquer maneira, nos próximos 46 dias, haverá uma anomalia negativa de chuvas na região, ou seja, poucas chuvas na região, persistindo o período de estiagem.

Vários são os fatores climáticos que contribuem para esse período de seca. Diferentes sistemas atmosféricos dificultam o avanço de frentes frias na região, que é o principal sistema atmosférico causador de chuvas nesse período. Exemplos de sistemas que provocam esse período de estiagem: (i) reflexo do fenômento La niña que atingiu sua maior intensidade no último verão; (ii) O dipolo do atlântico subtropical (diferença entre a temperatura da superfície do mar na costa nordeste e sul do Brasil); (iii) fase positiva da oscilação antártica.

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Prognóstico para o outono de 2024

Outono iniciará com chuvas na região, mas estação novamente será com temperaturas acima da normalidade e tendência de chuvas abaixo da normalidade e irregulares.
Read more

Junho começa com temperaturas elevação no oeste paulista

Apesar da onda de frio, mês de maio terminou com temperatura 1,6 °C acima da normalidade. Em maio choveu 40,2 mm, ficando abaixo da normalidade (90 mm).
Read more

Previsão para a 1ª quinzena de março

Previsão muito baixa até 10 de março. A partir de 11 de março a chegada de uma frente fria deve trazer chuvas com bons volumes para a região.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: