Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico climático da Primavera 2023 – Oeste Paulista

Inverno termina com chuva abaixo da normalidade. E o que os modelos estão indicando para a primavera de 2023? Confira o prognóstico!

Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia

Inverno de 2023

No inverno de 2023 choveu 48% do esperado para a estação, foram registrados 89,8 mm na estação meteorológica da Unoeste no Campus II (Presidente Prudente), sendo que o normal para o período é de volume acumulado de 187 mm. Em relação a temperatura, a média foi de 23,2 °C, sendo que o normal para o inverno é de 22,5 °C.

Prognóstico – Primavera de 2023

A precipitação acumulada da primavera no Oeste Paulista é próxima a 500 mm (150 mm em Out; 150 mm em Nov e 200 mm em Dez) e a temperatura média é de 26,0 °C.

A primavera de 2023 será influência pelo fenômeno El Niño, que tem por característica promover mais chuvas na região Sul e tempo mais seco na região Centro-Norte do Brasil. No oeste paulista os efeitos deste fenômeno não são tão característicos, sendo que no passado, já observou-se períodos chuvosos e secos em anos de El Niño. Tal situação ocorre pelo fato do estado de São Paulo estar localizado numa região de transição de sistemas atmosféricos.

Para a primavera de 2023, que inicia no dia 23 de setembro, os modelos indicam chuvas dentro da normalidade no oeste paulista, no entanto, é possível visualizar no mapa de prognóstico a previsão de chuvas acima da normalidade no estado do PR e abaixo da normalidade na região norte do estado de São Paulo.

Em relação a temperatura, é consenso entre os modelos anomalias positivas, ou seja, temperaturas acima da normalidade no próximo trimestre de 1,0 a 2,0 °C (principalmente no mês de novembro), indicando que teremos uma primavera com temperaturas elevadas na região.

Related Articles

Previsão para 2ª quinzena de janeiro.

Maiores volumes de chuva estão previstos entre os dias 20 a 31 de janeiro no Oeste Paulista.
Read more

Previsão para a 2ª quinzena de setembro no Oeste Paulista

Após três anos, chuvas de setembro devem ficar próximas a normalidade na região e sem ocorrência de ondas de calor até o fim do mês.
Read more

Previsão para março de 2023

Já choveu na estação meteorológica da Unoeste (Campus II – Presidente Prudente-SP) 849 mm em 2023, valor que representa 54% da chuva anual.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: