Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de Novembro

Chuvas devem retornar à normalidade após a onda de calor

A primeira quinzena de novembro foi marcada pela presença de uma intensa onda de calor sobre grande parte do Brasil. Na estação meteorológica da Unoeste foi registrada a máxima de 39,8 °C no dia 12 de novembro, sendo essa, a segunda maior temperatura registrada para o mês de novembro. A maior registrada foi de 39,9 °C em novembro de 1963. Em relação as chuvas, foram registrados 32,8 mm até 15 de novembro.

Os modelos indicam um padrão diferente para a segunda quinzena de novembro. As chuvas devem retornar à normalidade e as temperaturas devem ficar pouco acima da normalidade. A mudança do tempo ocorre já a partir do próximo sábado (18/Nov). A chegada de uma frente fria irá diminuir as temperaturas e provocar chuvas na região. Atenção! A chegada da frente fria será acompanhada por tempestades, ventos fortes e granizo.

De maneira geral, os modelos indicam volume acumulado de 80 a 100 mm até o fim de novembro. No entanto, em algumas áreas o volume previsto pode ser maior, pois algumas pancadas de chuvas serão de grande intensidade, chegando a 50 mm no dia.

Related Articles

Mais de 100 mm são previstos para os últimos dias de setembro no Oeste Paulista

Corredor de umidade se formará sobre a região e chuvas são previstas entre segunda e quinta-feira com volumes podendo ultrapassar 100 mm
Read more

Análise climática de 2024

Read more

Previsão para 2ª quinzena de Maio no Oeste Paulista

Padrão de tempo seco observado na primeira quinzena de maio deve se manter até o fim do mês no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: