Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico climático do verão 2024/25

Primavera de 2024 encerra com chuvas dentro da normalidade no oeste paulista.

O verão de 2024 começa no próximo sábado (21 de dezembro) no hemisfério sul. Climatologicamente esse é o período mais chuvoso do oeste paulista, com precipitação acumulada próxima a 700 mm. A temperatura média do verão é de 26,5 °C.

Análise da primavera de 2024

As chuvas da primavera de 2024 ficaram dentro da normalidade. Foi registrado na estação meteorológica da Unoeste em Presidente Prudente o volume de 526 mm, sendo que o normal para o período é de 517 mm. A temperatura média da primavera de 2024 foi de 26,5 °C, sendo que o normal para a estação é 26,0 °C.

Prognóstico para o verão

Para o verão de 2024/25 os modelos estão indicando chuvas dentro da normalidade e com baixo risco de estiagens na região, diferente do verão passado, em que os modelos indicavam chuvas abaixo da normalidade e com frequente ocorrência de períodos de estiagem.

Área em branco indica chuva dentro da normalidade; área em laranja abaixo da normalidade; área em verde acima da normalidade

Em relação a temperatura, os modelos indicam que o verão será com temperaturas pouco acima da normalidade (0,5 a 1,0 °C), mas com baixo risco de ocorrência de ondas de calor e o registro de temperaturas extremas (acima de 38 °C), diferente do verão passado, onda a média ficou 1,5 °C acima da normalidade e com ocorrência de uma onda de calor por mês.

Related Articles

Previsão: Como ficará o tempo no natal?

Previsão é de tempo firme (sem chuvas) com temperaturas chegando a 36 °C no Oeste Paulista
Read more

Previsão do tempo para a virada do ano no Oeste Paulista

Confira o que os principais modelos de previsão estão indicando para o Oeste Paulista nos próximos dias.
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista no fim de maio?

Previsão de chuvas no Oeste Paulista somente no fim do mês e início de junho. A temperatura aumentará gradativamente até o fim do mês, mas máximas não devem passar de 30 °C
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: