COMO A VIVÊNCIA FAMILIAR INFLUENCIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

28 set    Humanas (2020)

Rafael Rebes Zilliani, Ana Claudia Moro, Joelma Fernanda Aureliano dos Santos, Simone Genoveva Mattiuzzi Alves, Samara Santos da Silva, Ronaldo Garcia Almeida, Thainá Valentim Cangussu

A escola e a família são as principais instituições para a formação do ser humano e de seu caráter, nesse sentido identificamos um dos principais problemas no ambiente escolar que é o bullying, constituído por um conjunto de ações e atitudes agressivas, intencionais e repetidas, adotado por um ou mais alunos, causando intimidação, hostilização, exclusão e medo na vítima. Sendo o pedagogo formador de opinião, a escolha do tema nos levou a trabalhar com os alunos do terceiro ano do Ensino fundamental atividades que desenvolvam essa consciência sobre seus atos, e mostrar a importância da família nesse processo. O objetivo é desenvolver a conscientização e prevenção do bullying no ambiente escolar e a boa convivência entre as crianças, criando assim a reflexão sobre o quanto a prática do bullying é prejudicial em todos os aspectos; estimular o trabalho em equipe e uma boa convivência, evitando assim a exclusão, o preconceito, o desrespeito e a violência entre os alunos. Ao iniciar o projeto constatou-se que apesar da convivência escolar oferecer diversas oportunidades de aprendizado, a frequência de casos sobre Bullying cresceu consideravelmente. O retorno foi muito positivo por parte dos alunos, e dada a importância do tema é um projeto que pretende-se continuar com o intuito expandir os horizontes dos alunos e criar uma conscientização ainda maior aos mesmos, bem como a família que é quem dá suporte fora do ambiente escolar a essas crianças, portanto, não podemos deixar que a desinformação sobre esse tema, tome conta das famílias e do ambiente escolar. Órgão de fomento financiador da pesquisa: Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. A hipótese/problema inicial partiu de que certos tipos de bullying vêm de dentro de casa, quando os pais/responsáveis o cometem ou quando permitem que as crianças façam, e não as corrigem. Para desenvolvimento foi criado um grupo no app de mensagens Whatsapp, e realizada reuniões o programa Google Meet para facilitar a troca de ideias. Realizamos o estudo de caso, partindo de entrevista com professora do 3º Ano do Ensino Fundamental I. Usamos a base do Mapa Mental, dividindo entre o grupo, tarefas a serem desenvolvidas e realizadas, fizemos pesquisas quantitativas e qualitativas. Após a construção inicial, aconteceu uma roda de conversa para obter um feedback dos alunos, entre outras atividades como exibição de vídeo, dinâmica do barquinho, e um jogo: “Eu penso sobre bullying” além de atividades em papel e cartolina com criação de frases e desenhos. 

One Comments “COMO A VIVÊNCIA FAMILIAR INFLUENCIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  1. Olá,
    No vídeo, vocês afirmam que a escolha pelo 3º ano do Ensino Fundamental I se deu pelo fato de a criança nessa idade já ter capacidade de compreensão de assuntos mais sérios. Mas o grupo aplicou alguma técnica para verificar se isso realmente ocorria com o grupo estudado. Se sim, qual técnica foi aplicada. Se não, por que essa foi a opção?

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