https://drive.google.com/file/d/1BLMe5o4yoKcalGXS7wraXtxBJGgm7lI6/view?usp=sharing
O anseio social prima pelo protagonismo e autonomia do cidadão. Alinhada a tal fato, a educação reconhece que o estudante além de construir o conhecimento sobre o conteúdo curricular, deve ter competências e habilidades envolvendo proatividade, capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, sendo um letrado digitalmente. A partir do cenário traçado, o objetivo geral foi compreender a formação docente quanto as metodologias ativas de aprendizagem na era digital. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica buscamos teóricos que enfatizassem a importância da formação em metodologias ativas de aprendizagem do Pedagogo, como Berbel, Mazur, Sweet e Michaelsen, Bender, Burke, Fragelli , Brown e Isaacs, dentre outros, além da discussão do aprendizado do tema a partir de uma visão social da era virtual, com base em Moran, Bauman, dentre outros. Como pesquisa documental, fez-se uma busca nos currículos das licenciaturas disponíveis publicamente na rede mundial de computadores de Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Mato Grosso do Sul, buscando compreender disciplinas sobre a temática metodologia ativa e evidencias de integração destas metodologias com aparatos de tecnologia digital que visam facilitar a aplicação das mesmas. A análise documental evidenciou que a discussão de metodologias ativas aparece incipiente. Já a temática englobando a tecnologia digital de informação e comunicação como ferramenta no processo educativo e no planejamento docente é mais frequente. Encontramos disciplinas intituladas cultura digital, educação e tecnologias, alfabetização digital, mídias e educação, que evidenciam o foco na questão da era conectada. Mas, também percebe-se um início de discussão de metodologias ativas em disciplinas como Mídias digitais e metodologias ativas. Observando as demais disciplinas das matrizes curriculares encontramos títulos como práticas pedagógicas, didática. Porém, a ementa das mesmas não ficou disponibilizada de maneira pública, inviabilizando uma análise da presença ou não do conteúdo de metodologia ativa nestas disciplinas que não explicitam o tema no título. Diante dos dados coletados, vislumbra-se uma perspectiva futura de nova pesquisa para aprofundamento da temática a partir da análise das ementas com o cadastro em comitê de ética devido a restrição de acesso ao conteúdo de algumas ementas.
Olá professora, como vai?
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo trabalho. É muito relevante procurar entender como os currículos trabalham a questão das tecnologias e das metodologias ativas nas licenciaturas. Percebo que essa temática de metodologias ativas é trabalhada muitas vezes em oficinas e cursos fora da Universidade. Muito legal o seu referencial Destaco a professora Neusi Berbel que esteve recentemente conosco em uma formação online aqui na Unoeste. Assim como sua pesquisa captou, percebo também que o tema “tecnologias” já está em uma discussão mais avançada no currículo em relação às metodologias ativas. Gostaria de ouvi-la a que você atribuiu esse avanço em relação à temática de tecnologias e essa “timidez” para inserção das metodologias ativas no currículo?
Grato
Olá, tudo bem? Excelentes contribuições do trabalho proposto. Obrigado pelos comentários professor Diego. Realmente, o campo das metodologias ativas é essencial para a prática de pedagogias transformadoras.