FUNCIONALIDADES E PRINCÍPIOS DA PLATAFORMA DIGITAL “BE ACTIVE”: ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS

Uma formação superior organizada mediante as dimensões: internacional, intercultural e global é o que tem se esperado no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) no que se refere às políticas educacionais brasileiras e internacionais. A intensificação de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), deflagrada de forma muito acentuada após a pandemia de covid-19, abre um leque de oportunidades para a criação de abordagens de ensino e de aprendizagem inovadoras e interculturais. A Plataforma Digital “Be Active”, criada no âmbito da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e em funcionamento desde 2020, permite a gestão do ensino e da aprendizagem na aplicação de diagnósticos de estilos de aprendizagem e diferentes metodologias ativas, em um mesmo ambiente. Descrever as funcionalidades e princípios da Plataforma Digital “Be Active”. Em termos de funcionalidades e princípios, a ferramenta permite o cadastro do usuário e uso das metodologias de maneira síncrona ou assíncrona e oferece relatórios de desempenho dos estudantes que podem ser baixados e analisados qualitativamente e quantitativamente. A “Be Active” é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em Educação, Gestão e Tecnologia. Com relação às suas funcionalidades, possui página de acesso disponível em: https://beactive.com.br/ Na página inicial é possível acessar informações quanto as metodologias ativas que podem ser aplicadas, bem como as áreas para contato, cadastro e login. O cadastro funciona de maneira simples e intuitiva em que são necessárias apenas informações de nome e contato de e-mail. A partir do login, o usuário encontra a área de trabalho para a aplicação de Diagnósticos de estilos de aprendizagens. Esses diagnósticos são protocolos de V.A.R.K, Kolb e Honey-Alonso, todos validados cientificamente à luz da teoria das inteligências múltiplas. No menu Metodologias Ativas, o usuário pode aplicar: Peer Instruction, Team Based Learning, e Problem Based Learning. O Peer Instruction tem baixa complexidade, sendo baseada na aplicação de testes fechados e instrução por pares dependendo do percentual de acerto. O Team Based Learning tem complexidade média, em que os estudantes realizam etapas que vão do estudo em casa a testes individuais e em equipe e aplicação de conceitos. O Problem Based Learning tem alta complexidade, sendo necessário ao docente estruturar um problema e propor a resolução colaborativa do mesmo, em um ambiente imersivo.

2 Comments

  1. Olá professora, como vai?
    Primeiramente parabéns pelo trabalho e pela apresentação. Ficaram muito claras tanto as bases teóricas da ferramenta Be Active como as suas funcionalidades. É muito legal ver uma ferramenta tão completa e com tanto potencial sendo desenvolvida aqui na “nossa casa”. A apresentação não demanda complementos, mas apenas para fomentar a discussão, gostaria que falasse um pouco se há outras metodologias em vistas de serem implementadas além das três já citadas.
    Mais uma vez, parabéns a você e a toda equipe pelo desenvolvimento da ferramenta.

  2. Olá professores/as. Tudo bem? Muito interessante a proposta apresentada. Eu não conhecia esse trabalho. Vou procurar conhecer mais e, se possível, fazer uso em minhas aulas, proporcionando espaços mais dinâmicos e interativos dentro do processo de ensino e de aprendizagem. Meus parabéns.

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