Chuvas devem retornar à normalidade após a onda de calor
A primeira quinzena de novembro foi marcada pela presença de uma intensa onda de calor sobre grande parte do Brasil. Na estação meteorológica da Unoeste foi registrada a máxima de 39,8 °C no dia 12 de novembro, sendo essa, a segunda maior temperatura registrada para o mês de novembro. A maior registrada foi de 39,9 °C em novembro de 1963. Em relação as chuvas, foram registrados 32,8 mm até 15 de novembro.
Os modelos indicam um padrão diferente para a segunda quinzena de novembro. As chuvas devem retornar à normalidade e as temperaturas devem ficar pouco acima da normalidade. A mudança do tempo ocorre já a partir do próximo sábado (18/Nov). A chegada de uma frente fria irá diminuir as temperaturas e provocar chuvas na região. Atenção! A chegada da frente fria será acompanhada por tempestades, ventos fortes e granizo.
De maneira geral, os modelos indicam volume acumulado de 80 a 100 mm até o fim de novembro. No entanto, em algumas áreas o volume previsto pode ser maior, pois algumas pancadas de chuvas serão de grande intensidade, chegando a 50 mm no dia.