Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de Novembro

Chuvas devem retornar à normalidade após a onda de calor

A primeira quinzena de novembro foi marcada pela presença de uma intensa onda de calor sobre grande parte do Brasil. Na estação meteorológica da Unoeste foi registrada a máxima de 39,8 °C no dia 12 de novembro, sendo essa, a segunda maior temperatura registrada para o mês de novembro. A maior registrada foi de 39,9 °C em novembro de 1963. Em relação as chuvas, foram registrados 32,8 mm até 15 de novembro.

Os modelos indicam um padrão diferente para a segunda quinzena de novembro. As chuvas devem retornar à normalidade e as temperaturas devem ficar pouco acima da normalidade. A mudança do tempo ocorre já a partir do próximo sábado (18/Nov). A chegada de uma frente fria irá diminuir as temperaturas e provocar chuvas na região. Atenção! A chegada da frente fria será acompanhada por tempestades, ventos fortes e granizo.

De maneira geral, os modelos indicam volume acumulado de 80 a 100 mm até o fim de novembro. No entanto, em algumas áreas o volume previsto pode ser maior, pois algumas pancadas de chuvas serão de grande intensidade, chegando a 50 mm no dia.

Related Articles

Como ficará o tempo no Oeste Paulista na primeira quinzena de fevereiro?

A primeira quinzena de fevereiro será marcada por dois momentos: período com chuvas até 08 de fevereiro e poucas chuvas entre 09 a 15 de fevereiro.
Read more

Previsão 13/Dez: Semana com chuvas no Oeste Paulista

Sistema de baixa pressão passa a atuar sobre a região e deve promover chuvas até o próximo sábado (18/Dez)
Read more

Previsão 06/Mai: Próximos dias com temperaturas baixas e tempo seco

O avanço de uma nova massa polar reduzirá as temperaturas nos próximos dias (principalmente as mínimas) e estiagem permanece no Oeste Paulista.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: