Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Região vive maior onda de calor para setembro dos últimos anos

Temperatura dos próximos dias pode confirmar mais um (e importante) recorde: região pode viver o dia mais quente em 30 anos, de acordo com estação da Unoeste

Reportagem do jornal O Imparcial de 30/09/2020 Marco Vinicius Ropelli

Está quente! Mais quente do que nunca? Isso é difícil dizer, mas em breve será possível saber se a onda de calor que chegou à região nesta semana é a mais quente dos últimos 30 anos. Isso porque, segundo o professor e responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista)Alexandrius de Moraes Barbosa, 33 anos, a estação meteorológica da universidade, em três décadas de existência, nunca registrou temperatura maior que 40°C, e isto pode acontecer nesta semana. 
“Ondas de calor são comuns em setembro na nossa região, em que, o mês é caracterizado pela transição da estação seca para chuvosa, sendo que, normalmente, a partir de outubro, ocorre a regularização das chuvas em nossa região. No entanto, a onda de calor deste ano está com temperaturas mais elevadas, com previsão de temperaturas máximas superiores a 40°C”, ressalta o professor. Para fins comparativos, ele apresenta dados que mostram as temperaturas máximas registradas em setembro nos últimos três anos: 38,3°C (2019), 36,3°C (2018) e 39°C (2017).

Onda de calor

É certo, conforme ele, que até 5 de outubro a região registre dias muito quentes, entretanto, a depender das condições atmosféricas nos próximos dias, a onda de calor pode perdurar até 10 de outubro. “A nova onda de calor, deve-se ao fato de um forte bloqueio atmosférico que está ocorrendo na região centro-oeste e sudeste do Brasil, sendo que essa massa é quente e seca, o que tem causado a elevação das temperaturas e impedido o avanço das frentes frias”, explica Alexandrius.
“A partir do dia 10 de outubro, esse bloqueio atmosférico perderá força e há previsão de chuvas para a região entre os dias 10 e 15 de outubro, causando, desta maneira, a redução das temperaturas, principalmente das máximas diárias”, explica.

A ONDA DE CALOR DESTE ANO ESTÁ COM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS [QUE OS ANTERIORES], COM PREVISÃO DE TEMPERATURAS MÁXIMAS SUPERIORES A 40°C
Alexandrius de Moraes Barbosa

Atenção à saúde

Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, coordenada por Renato Gouvea, dá orientações quanto aos cuidados que a população deve tomar durante o forte calor que atinge a região, a maioria relacionados à saúde. 
Renato frisa que a constante hidratação é imprescindível, portanto, as pessoas devem beber muita água e até pingar gotas de soro fisiológico nos olhos, para hidratar a retina, e nas narinas, de modo a evitar até sangramentos. 
Outra orientação é evitar, nestes dias quentes, expor-se ao sol ou praticar atividades físicas ao ar livre das 10h às 16h, horário em que o risco de insolação e queimaduras na pele são maiores. Renato destaca, também, técnicas caseiras que ajudam a quem não possui um umidificador de ar, manter a umidade de casa em níveis seguros: a boa e velha bacia com água ou toalha molhada.
Por fim, a Defesa Civil faz um apelo à população: que não ateie fogo em lixo ou vegetação de terrenos. Além de ser crime, colabora para encobrir a cidade com uma nuvem de fumaça que causa, unida à baixa umidade, quadros de problemas respiratórios. Renato lembra da sobrecarga de serviços de saúde por conta da pandemia da Covid-19 e da importância de não os encher ainda mais por questões que são evitáveis. “Pessoas com problemas respiratórios causados pela fumaça vão para hospitais, se colocam em risco de contrair a Covid-19 e ainda sobrecarregam o sistema de saúde. Se a população notar atividades criminosas desse tipo, denuncie para o 190 e chame o 193”, enfatiza.  

SAIBA MAIS
O 190 é o telefone para acionamento de emergência policial. Já o 193 é o telefone para acionar o Corpo de Bombeiros. Estes por sua vez trabalham em parceria com a Proteção e Defesa Civil, que também possui brigada de incêndio em vegetação. 

Related Articles

Unoeste Clima inaugura novo ambiente do centro de estudos

Foto: Homéro Ferreira
Read more

Dados em Tempo Real!

A partir de agora é possível consultar em Tempo Real os dados das estações meteorológicas do Campus II e da Fazenda Experimental. Basta clicar nas imagens abaixo.
Read more

Semana inicia com chuvas no Oeste Paulista

Semana inicia com tempo instável no Oeste Paulista com previsão de chuvas diárias até quinta-feira (21/01). Estão previstos pra região, volumes próximos a 100 mm. Temperatura máxima e mínima devem ficar situadas em 30 e 21°C, respectivamente.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: