Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prudente registra recorde de temperatura: 40,4º C

Maior número da história da cidade foi computado, até então, em 1963, quando os termômetros marcaram 40º C; Defesa Civil decreta estado de emergência

Reportagem do jornal O Imparcial de 01/10/2020 Thiago Morello

“Meu Deus, que calor!”. Ao longo dessa semana, essa com certeza foi uma das frases mais ditas e escutadas pelos prudentinos. E não é para menos, já que a massa de ar seco que predomina na região elevou os termômetros a uma condição até mesmo desagradável. Tão desagradável que entrou para a história. Isso porque na quarta-feira e hoje, os termômetros marcaram 40,4º C, por volta das 16h, em Presidente Prudente. O número é um recorde na cidade, já que a maior temperatura registrada até então, 40º C, foi em 1963.

Os dados são da Estação Meteorológica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), localizada no Campus 2, e o responsável Alexandrius de Moraes Barbosa reafirma que o cenário ocorre em reflexo ao forte bloqueio atmosférico que está ocorrendo na região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, “sendo que essa massa é quente e seca, o que tem causado a elevação das temperaturas e impedido o avanço das frentes frias”. É uma atipicidade para o mês de setembro.

Contudo, gostem ou não, a previsão é de que a situação continue assim até pelo menos 7 de outubro, próxima quarta-feira. “E a partir do dia 10, essa massa seca perde força, com previsão de retorno das chuvas a partir de 11 de outubro”, analisa.

Estado de emergência

A situação fez com que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil decretasse estado de emergência “em decorrência das altas temperaturas”, não só em Prudente, mas na região como um todo. O alerta destaca temperaturas que podem variar de 37º C a 44º C nos próximos dias. Além da baixa umidade relativa do ar, na casa dos 11%, o que está bem aquém do nível ideal, conforme preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde): entre 60% e 80%.

Para que a saúde não seja afetada e os impactos amenizados, a Defesa Civil lista algumas recomendações: não realizar atividades ao ar livre entre 10h e 16 h, como atividades físicas, coleta de lixo, entrega de correspondência, entre outras; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados também entre 10h e 16h; manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc. “Procure se hidratar, tomar bastante água ou sucos naturais, e não realizar queima de lixo ou vegetação”, finaliza.

Curiosidades

  • A temperatura média de setembro foi de 26,8°C, 2,8°C mais quente do que a média histórica para o mês (24,0°C);
  • A média das temperaturas máximas de setembro foi de 33,9°C, sendo 3,9° mais quente do que a histórica para o mês que é de 30,0°C;
  • A média das temperaturas mínimas de setembro foi 20,5°C, sendo 2,4°C maior do que a média histórica para o mês (18,1°C).

Related Articles

Semana inicia com chuvas no Oeste Paulista

Semana inicia com tempo instável no Oeste Paulista com previsão de chuvas diárias até quinta-feira (21/01). Estão previstos pra região, volumes próximos a 100 mm. Temperatura máxima e mínima devem ficar situadas em 30 e 21°C, respectivamente.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de novembro

Modelos indicam de 50 a 80 mm de chuva para o Oeste Paulista até o final de novembro. Primeira quinzena de dezembro também será marcada pela irregularidade de chuvas na região.
Read more

Dados em Tempo Real!

A partir de agora é possível consultar em Tempo Real os dados das estações meteorológicas do Campus II e da Fazenda Experimental. Basta clicar nas imagens abaixo.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: