Até o fim de outubro são esperados volumes entre 80 a 120 mm no Oeste Paulista. Para novembro, modelos indicam chuvas mais espaçadas e com menor volume do que outubro.
Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
Professor de Agrometeorologia
Até o dia 12 de outubro foi registrado 86,6 mm na estação meteorológica do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente-SP. Esse volume representa 57% do esperado para o mês de outubro (151 mm). Conforme previsões dos modelos meteorológicos, até o fim de outubro pode chover algo entre 80 a 120 mm no Oeste Paulista. Se confirmar, o volume ficará acima da média histórica para o mês.
Os maiores volumes estão previstos a partir da próxima quinta-feira (14 de outubro). Com a entrada de uma nova frente fria associada a um sistema de baixa pressão, há previsão de chuva entre quinta (14/out) a domingo (17/out), com maior intensidade entre sexta a sábado. Os volumes desse período devem ficar entre 50 a 80 mm. Após a passagem desse sistema, os modelos indicam previsão de chuva entre 23 a 25 de outubro, no entanto, com menor volume (30 a 40 mm).
Já para novembro, os modelos indicam chuvas mais espaçadas e menor volume de chuvas no Oeste Paulista, no entanto, volume esperado está dentro da normalidade. Entre novembro a dezembro, principalmente, a atmosfera passará a responder mais os efeitos da La Niña, que passará a atuar de forma mais intensa na safra 2021/22. A ocorrência do La Niña reduz o volume de chuvas na região Sul do Brasil, e como o Oeste Paulista está próximo a essa região, os efeitos acabam impactando também a região.
A distribuição de chuvas ao longo do mês de novembro também sofrerá influência das Oscilações Madden-Julian e Antártica. Atualmente a oscilação Antártica está em condições favoráveis para chuvas e a oscilação Madden-Julian está em fase neutra, com tendência de deslocamento para fases que favorecerão chuvas na região no final de outubro. No final de outubro postaremos as previsões mais atualizadas para o mês de novembro.