Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão 05/Jun: Previsão indica chuvas no Oeste Paulista entre 08 e 09 de jun

Entrada de nova frente fria na região provocará chuvas no Oeste Paulista entre terça e quarta-feira (08 e 08 de junho).

O ano de 2021 tem sido um verdadeiro desafio a agropecuária do Oeste Paulista e regiões vizinhas. O volume normal de chuvas para região até maio é próximo a 800 mm. No entanto, em 2021, foi registrada na estação do Campus II da Unoeste em Presidente Prudente, o total de 615 mm, o que corresponde a 75% do normal. O cenário negativo fica ainda mais negativo quando compara o normal histórico dos últimos três meses, em que, algumas áreas da região não choveu nem 50% do total esperado para o período. A baixa precipitação nos últimos 90 dias pode ser visualizada no mapa abaixo, que representa o total acumulado de chuva nos últimos 90 dias no Brasil.

Na última semana com a incursão de uma frente fria, foram registradas chuvas na região. No entanto, as chuvas ficaram mais localizadas na região Norte do PR e nas cidades de SP próximas a divisa com o Paraná.

Para a próxima semana, com a entrada de outra frente fria, os modelos de previsão indicam chuvas na região entre terça e quarta-feira com volumes variando de 20 a 30 mm. Diferentemente da última chuva, a previsão para a próxima semana indica que a umidade avançará mais pelo Estado de São Paulo, sendo que, há previsão de chuva para todas cidades do Oeste Paulista .

Na previsão de hoje, 05/jun, os modelos indicam a entrada de outra frente fria próximo a 20 de junho, com possibilidade de novas chuvas na região. No entanto, ainda é uma previsão a médio prazo e essas chuvas podem não se confirmar. Cabe salientar ainda, que após a passagem de frente frias, os modelos mudam o cenário a médio prazo das previsões.

Por fim, é importante salientar a importância da Oscilação Antártica no padrão de chuva das próximas semanas, já que o ENOS (El Niño Oscilação Sul), encontra-se em neutralidade.

O avanço das últimas frentes frias com chuva para região deve-se muito a atual fase negativa da Oscilação Antártica. Desde o fim de maio a Oscilação Antártica encontra-se na fase negativa, que por sua vez favorece o avanço das frentes frias para o Sudeste. Entretanto, a tendência é que a Oscilação Antártica passe para a fase positiva e assim permaneça até o fim de junho. Essa situação de fase positiva, desfavorece o avanço de frentes frias para o Oeste Paulista, em consequentemente, menos chuvas.

Por:
Alexandrius de Moraes Barbosa
alexandrius@unoeste.br

Related Articles

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.
Read more

Como ficará o tempo no Oeste Paulista nas próximas semanas?

Modelos indicam um período de estiagem e de baixa umidade relativa nas próximas semanas na região.
Read more

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: