Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Poucas chuvas nas próximas duas semanas no Oeste Paulista

25/03/2021 – Próximos dias serão de tempo estável e com temperaturas elevadas no Oeste Paulista, e precipitação do mês de abril deve ficar abaixo da média histórica.

A formação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) sobre o Mato Grosso, associado a áreas de alta pressão sobre o Sudeste do Brasil, tem promovido um bloqueio atmosférico, reduzindo a entrada de novas frentes frias na região Sudeste.

Dessa maneira, sem o avanço das frentes frias, as chuvas devem ficar mais concentradas na região Sul do Brasil nas próximas duas semanas. No Oeste Paulista, nas próximas semanas, haverá predomínio de uma massa de ar seca, provocando redução na umidade relativa e aumento da temperatura do ar.

O tempo de vida de um VCAN varia entre 4 a 14 dias, dessa maneira, chuvas no Oeste Paulista, devem ocorrer somente com o enfraquecimento desse sistema, e com a entrada de novas frentes frias, que está previsto próximo ao dia 10 de abril.

Mas de qualquer maneira, abril será um mês com poucas chuvas. A oscilação Madden-Julian, está se deslocando para fases que desfavorecem a ocorrência de chuvas na região Sudeste, por isso, maioria dos modelos indicam grande anomalia negativa (falta de chuvas) nos próximos 30 dias sobre o Oeste Paulista.

Related Articles

Semana chuvosa no Oeste Paulista

Conforme previsão do modelo americano GFS, grande volume de chuvas são previstos para a região nos próximos dias.
Read more

Previsão 05/Jun: Previsão indica chuvas no Oeste Paulista entre 08 e 09 de jun

Entrada de nova frente fria na região provocará chuvas no Oeste Paulista entre terça e quarta-feira (08 e 08 de junho).
Read more

Última frente fria do verão provocará chuvas no Oeste Paulista

Última frente fria do verão de 2021, passa a atuar na região a partir desta quarta-feira (17) e provocará chuvas e queda na temperatura até sexta-feira no Oeste Paulista. Há o alerta de grande volume de chuvosa nesses dias, devido a fortes áreas de instabilidades sobre a região.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: