Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Prognóstico para o Outono de 2022

O outono de 2022 inicia no próximo domingo, dia 20 de março. Como será a estação no Oeste Paulista? Confira no prognóstico abaixo.

No próximo domingo, dia 20 de março, se inicia o outono de 2022. O dia 20 de março é caracterizado pela igualdade do fotoperíodo em todas regiões, ou seja, 12 horas de luz e 12 horas de noite. Do outono até o inverno ocorre o encurtamento do dia (aumento das noites), com a redução do dia, menos energia solar chega na superfície terrestre, e como consequência, ocorre redução da temperatura.

Normais climatológicas – Oeste Paulista

A média histórica de chuva no Oeste Paulista é de volume próximo a 250 mm, em que, o acumulado mensal não passa de 100 mm. Quanto a temperatura, inicia-se a redução gradual das temperaturas, principalmente as noites, que passam a ser mais frias. A temperatura média é de 22,5 °C, máxima de 27,6 °C e mínima de 17,3 °C. No mês de junho são registrados as menores temperaturas, onde as mínimas ficam próximas a 15,7 °C.

Outra característica do outono é a maior frequência de entrada de massas de ar frio. A partir de maio, principalmente, essas massas passar a ser mais intensas e provocam redução intensa da temperatura. Em relação a chuva, praticamente as chuvas na região ocorrem em função da entrada de frentes frias.

O que esperar do Outono de 2022?

As condições climáticas do Outono de 2022 serão influenciadas pelo fenômeno atmosférico La Niña, que também esteve presente no outono de 2021. Historicamente, em anos de La Niña, ocorre a redução de chuvas, com a presença de longos períodos de estiagem. Em relação a temperatura, em anos de La Niña não ocorrem alterações significativas em relação a média geral. No entanto, há maior possiblidade de avanço de massas de ar frio de forte intensidade (em 2021 foram registrado três episódios de geadas entre junho a julho).

Conforme publicação do IRI (International Research Institute for Climate and Society) o fenômeno La Niña deve permanecer ativo até meados de maio de 2022.

Em relação a chuva, o prognóstico para o próximo trimestre (abr-mai-jun) do C3S (Copernicus Climate Change Service) e do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) indicam chuva abaixo da normalidade na região Sul do Brasil e acima da normalidade na região Norte (típico efeito do La Niña). Como o Oeste Paulista está localizado numa região de transição e bem próxima a região Sul, é esperado também volume de chuva abaixo da média histórica, com acumulado entre 150 a 200 mm.

Já em relação a temperatura, ambos os modelos indicam que as temperaturas devem ficar próxima a normalidade para a estação. É comum que durante a estação, as temperaturas mínimas atinjam valores abaixo de 15 °C em abril e abaixo de 10 °C entre maio e junho.

Related Articles

Previsão 25/Jun: Forte massa de ar frio chega na região no fim de junho

Os últimos dias de junho serão marcados pela redução da temperaturas mínimas, que podem ficar próximas a 5,0°C no Oeste Paulista.
Read more

Como fica o tempo no Oeste Paulista no início de setembro?

Frentes frias devem deixar temperatura pouco abaixo da normalidade nos primeiros dias de setembro com possibilidade de chuva entre 06 e 07 de agosto.
Read more

Previsão para 2ª quinzena de dezembro

Volume registrado na primeira quinzena do mês ficou acima da normalidade no Oeste Paulista. Já para a 2ª quinzena de dezembro, as chuvas deve ficar pouco abaixo da normalidade, sendo mais irregulares e com menores volumes.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: