Inverno termina com chuva abaixo da normalidade. E o que os modelos estão indicando para a primavera de 2023? Confira o prognóstico!
Por: Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia
Inverno de 2023
No inverno de 2023 choveu 48% do esperado para a estação, foram registrados 89,8 mm na estação meteorológica da Unoeste no Campus II (Presidente Prudente), sendo que o normal para o período é de volume acumulado de 187 mm. Em relação a temperatura, a média foi de 23,2 °C, sendo que o normal para o inverno é de 22,5 °C.
Prognóstico – Primavera de 2023
A precipitação acumulada da primavera no Oeste Paulista é próxima a 500 mm (150 mm em Out; 150 mm em Nov e 200 mm em Dez) e a temperatura média é de 26,0 °C.
A primavera de 2023 será influência pelo fenômeno El Niño, que tem por característica promover mais chuvas na região Sul e tempo mais seco na região Centro-Norte do Brasil. No oeste paulista os efeitos deste fenômeno não são tão característicos, sendo que no passado, já observou-se períodos chuvosos e secos em anos de El Niño. Tal situação ocorre pelo fato do estado de São Paulo estar localizado numa região de transição de sistemas atmosféricos.
Para a primavera de 2023, que inicia no dia 23 de setembro, os modelos indicam chuvas dentro da normalidade no oeste paulista, no entanto, é possível visualizar no mapa de prognóstico a previsão de chuvas acima da normalidade no estado do PR e abaixo da normalidade na região norte do estado de São Paulo.
Em relação a temperatura, é consenso entre os modelos anomalias positivas, ou seja, temperaturas acima da normalidade no próximo trimestre de 1,0 a 2,0 °C (principalmente no mês de novembro), indicando que teremos uma primavera com temperaturas elevadas na região.