Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo

Previsão para 2ª quinzena de dezembro

Volume registrado na primeira quinzena do mês ficou acima da normalidade no Oeste Paulista. Já para a 2ª quinzena de dezembro, as chuvas deve ficar pouco abaixo da normalidade, sendo mais irregulares e com menores volumes.

Por: Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa
Especialista em Agrometeorologia e Climatologia

Análise: primeira quinzena de dezembro

Na primeira quinzena de dezembro as chuvas ficaram acima da normalidade no Oeste Paulista. Foi registrado o volume de 162 mm na estação meteorológica da Unoeste, localizada em Presidente Prudente. E 130 mm na estação da Fazenda Experimental, localizada em Presidente Bernardes. O volume normal para o mês de dezembro é de 207 mm.

Previsão para 2ª quinzena de dezembro

Para a segunda quinzena de dezembro os modelos estão indicando chuvas abaixo da normalidade. Ainda sob efeito do fenômeno La Niña, as chuvas ficarão mais concentradas na região Central do Brasil, com alto risco de estiagem na região Sul, e chuvas irregulares no Estado de São Paulo.

No Oeste Paulista, as chuvas nas próximas semanas devem ocorrer em dois períodos:

Entre 18 e 19 de dezembro: 15 a 30 mm (chuvas irregulares);
Entre 26 a 30 de dezembro: 20 a 40 mm;

O volume total esperado na região até o fim do mês varia de 35 a 70 mm. Se a previsão se confirmar, o volume total de dezembro deve ficar dentro da normalidade para a região. Em relação a janeiro, os modelos estão indicando chuvas pouco acima da normalidade no Oeste Paulista.

Temperatura: os modelos indicam temperaturas pouco abaixo da normalidade nas próximas duas semanas, onde as máximas devem ficar entre 30 a 32 °C e as mínimas próximas a 20 °C.

Related Articles

Prognóstico climático do verão 2022/23 no Oeste Paulista

Chuvas da primavera ficaram pouco acima da normalidade, no entanto, ocorreram de maneira irregular. A temperatura média da primavera ficou 2,4 °C abaixo da normalidade. E o que esperar o verão de 2022/23? Confira o prognóstico para o Oeste Paulista.
Read more

Nova onda de frio chegará no Oeste Paulista a partir de domingo

A imagem representa a anomalia de temperatura de 12 a 19 de junho. A cor azul indica temperatura abaixo da normalidade para o período.
Read more

Prognóstico para o verão de 2023/24

Primavera foi marcada pela ocorrência de diversas ondas de calor. E o quê esperar para o verão? Confira o prognóstico climático
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search for: