Ação Docente no Cotidiano da Sala de Aula: práticas e alternativas pedagógicas

*Os trabalhos constantes deste livro podem ser vistos sob dois ângulos: os que tratam de Educação, em temas mais amplos, e os que cuidam de temas mais específicos: uma visão epistemológica da realidade sócio educacional de hoje; a indiscipWP_20161129_006lina na escola e a importância dos atores envolvidos – sociedade, família e escola; a escola como espaço democrático que deve diligenciar para que a equidade assume o lugar da igualdade e o potencial de cada aluno seja desenvolvido. A necessidade da educação do olhar, que implica formar leitores competentes de todas as linguagens visuais; a leitura e a produção de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental como exigência do mundo de hoje; uma proposta inovadora para integrar os microssistemas família e pré-escola. São reflexões que dialogam com as ideias de outros autres sobre a teoria e a prática pedagógica.

Essa é mais uma obra, fruto do trabalho do grupo de pesquisa Contepea, organizada por Raimunda Abou Gebran, com textos dos seguintes pesquisadores: Adriano Rodrigues Ruiz; Carmen Lúcia Dias; Elza Maria Canheti Mondin; Helena Faria de Barros; Larissa Crepaldi Trindade; Luciana Scarcelli Moré Oliveira; Olga Maria de Andrade Pereira Bôscoli; Paulo Sérgio Marchelli; Raimunda Abou Gebran; Tereza de Jesus Ferreira Scheide; Zizi Trevizan.

TREVIZAN, Z. (Org.). Ação docente no cotidiano da sala de aula: práticas e alternativas pedagógicas. São Paulo: Arte & Ciência, 2009.

*Sinopse da obra.