Porfa. Dra. Carmen Lúcia Dias

Currículo Resumido

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Marília (1979), e Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (1981), possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1984). É especialista em Psicoterapia de Base Analítica pela PUC de Campinas. Possui mestrado em Educação (1998) e doutorado (2001) em Educação pela Unesp, Faculdade de Ciências e Filosofia, campus de Marília. Pós-doutorado (em Educação) Unesp, Faculdade de Ciências e Filosofia, campus de Marília (2017). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem; interação professor-aluno; desenvolvimento moral; métodos e técnicas de ensino; psicologia cognitiva. Atuação profissional: docente e coordenadora do Curso/Clínica de Psicologia da Universidade de Marília (1982-2001); professora orientadora (dos tutores-professores, orientação de TCCs e professora assistente de Learning Space) de dois programas experimentais mediados por tecnologias de informação – formação de professores para o ensino fundamental: O PEC Formação Universitária (2001-2002) e o programa Pedagogia Cidadã (2002-2005) e professora substituta(2003-2006) – do DPE (Departamento de Psicologia da Educação) da Unesp. Consultora ad hoc de Projetos – Fundect-MS (2007); Psicóloga Voluntária do Grupo de Familiares Cuidadores dos pacientes com Alzheimer e alta dependência – Faculdade de Medicina de Marília- FAMEMA (2007-2012). Coordenadora de Projetos e Docente da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão-FUNDEPE/Marília (2007-2014). Atualmente, docente do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Orientadora de PIBIC/CNPq (2012-2015). Parecerista – Revistas: Ciências & Cognição (UFRJ); Colloquium Humanarum (UNOESTE/SP); Máthesis: Revista de Educação (FAFIJAN/ PR); Revista Educação Unisinos (RS); Comunicações (UNIMEP/SP); Revista Iberoamericana de Educação; Educação em Revista(UNESP/Marília/SP); Dialogia (Universidade Nove de Julho-SP); Quaestio: revista de estudos em educação ( Universidade de Sorocaba). Membro do Conselho Consultivo da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas – Schème – Unesp, Faculdade de Ciências e Filosofia, campus de Marília. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação,Participação no Grupo de Trabalho (Pesquisa): Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias (Unicamp/Dep. Psicologia Educacional). Pesquisadora/Fapesp (2015-17): Em busca de caminhos que promovam a convivência respeitosa em sala de aula todos os dias: investigando o clima escolar (Instituições: Unicamp; Unesp, Unoeste, UFMS; Fundação Carlos Chagas.). Membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) – Unesp, campus de Marília; Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (vice-líder) / UNOESTE/ Presidente Prudente/SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I Estudos Avançados) / UNESP/UNICAMP; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Psicologia Moral e Novas Alternativas em Educação (GEPPEI – 2018-19), da Unesp. Consultora do Convivere Mais-Assessoria e Formação.


Networking da pesquisadora

lattes  orcid


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

DIAS, CARMEN LÚCIA; COLOMBO, TEREZINHA FERREIRA DA SILVA; MORAIS, ALESSANDRA DE. ENSINO E APRENDIZAGEM E SUA INTERFACE COM O CLIMA ESCOLAR: percepção de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA), v. 26, p. 265-284, 2019.

DIAS, C. L.; JACON, V. A. B.; VANNI, Verônica Nogueira. Violência na escola: há possibilidade de contribuir e solucioná-la?. Dialogia, v. 1, p. 160-177, 2019.

MORAIS, A.; BATAGLIA, P. U. R.; LEPRE, R. M.; DIAS, C. L.; OLIVEIRA, R. E. C. Assunção de responsabilidade e reflexão dirigida no curso de pedagogia: implicações para a adaptação e formação no ensino superior. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 19, p. 482-509, 2017.


Livros publicados/organizados ou edições:

GEBRAN, R.A. (Org.); DIAS, C. L. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2019. v. 01. 239p.

MANTOVANI, M. R.; COLOMBO, T. F. S.; MARIANI, E. J.; DIAS, C. L. (Org.). História da Educação. 1. ed. Marília-SP: Faculdade Católica Paulista, 2015. v. 01. 92p.

MATEUS, I. B. B. (Org.); COLOMBO, T. F. S. (Org.); COELHO, S. M. (Org.); DIAS, C. L. (Org.). Didática. 1. ed. Marília-SP: Faculdade Católica Paulista, 2015. v. 01. 95p.


Capítulos de livros publicados:

VANNI, Verônica Nogueira; JACON, V. A. B.; DIAS, C. L. Práticas inovadoras na escola pública e o trabalho com as práticas morais na contribuição para o desenvolvimento intelectual e moral dos alunos. In: Gebran, R.A.; Dias, C. L. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba/PR: Appris, 2019, v. 01, p. 35-62.

ZADUSKI, J. C. D.; VANNI, Verônica Nogueira; MENDES, N. P.; DIAS, C. L. Reflexões sobre a importância da psicologia na formação inicial de professores. In: Monteiro, Solange Aparecida de Souza. (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos. 6. ed. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, v. 06, p. 90-97.

DIAS, C. L.; RUIZ, A. R. Educação especial e acesso às tecnologias. In: Carla Luciane Blum Vestena; Fábio Marques de Souza. (Org.). Diversidade e educação: estudos e desafios. 1. ed. Rio de Janeiro-RJ: Oficina da Leitura, 2016, v. 01, p. 15-26.