Profa. Dra. Gislene Aparecida da Silva Barbosa

Currículo Resumido

GislenePossui graduação em Letras (2002), especialização em Gestão Educacional (2008), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Educação, todas as formações pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP- 2013). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Presidente Epitácio. Participa do grupo de pesquisa (GP) Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário (UNESP), do GP Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações (UNOESTE) e do GP Política, educação e sociedade (IFSP PEP). Tem experiência na área de Educação e de Letras, atuando na formação inicial e continuada de professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, produção de texto, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem.


Networking da pesquisadora

lattes


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

BARBOSA, G. A. S.; SOUZA, R. J.; HERNANDES, E. D. K. Estratégias de leitura aplicadas ao conto: uma proposta para a sala de aula. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 15, p. 62-73, 2019.

BARBOSA, G. A. S.; ROSA, A. B.; MOURA, V. A. A.; SILVA, W. P. As Estratégias de Leitura para a compreensão do conto. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 9, p. 2-22, 2019.

AP DA SILVA BARBOSA, GISLENE; PRATES SANTANA, BIANCA; MATIAS LIMA, THAÍS. O ENSINO DA ORALIDADE NO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 94-104, 2018.


Livros publicados/organizados ou edições:

Aparecida da Silva Barbosa, Gislene; Leonel de Souza, Marcos (Org.). Contribuições metodológicas para a prática docente: teorias e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2018. v. 1. 242p.

BARBOSA, G. A. S.; FEBA, B. L. T. (Org.); HENRIQUE, M. A. B. (Org.). Abordagens da Leitura e da Escrita nas aulas de língua. 1. ed. Assis: Storbem, 2014. v. 1. 346p.


Capítulos de livros publicados:

SOUZA, M. L.; BARBOSA, G. A. S. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem na educação básica. In: Gislene Aparecida da Silva Barbosa; Marcos Leonel de Souza. (Org.). Contribuições metodológicas para a prática docente: teorias e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem na educação básica. 1 ed. Curitiba: CRV, 2018, v., p. 129-162.

GOMES, A. A.; BARBOSA, G. A. S.; HERNANDES, E. D. K.; PEINADO, C. E. D. A sumarização e a síntese no desenvolvimento da compreensão e da criticidade. In: Renata Junqueira de Souza; Berta Lúcia Tagliari Feba. (Org.). Estratégias de Leitura: reflexões sobre o ato de ler no ensino superior. 1 ed. Tubarão – SC: Copiart, 2017, v. 3, p. 96-127.

ARIOSI, C. M. F.; BARBOSA, G. A. S.; MARTINS NETO, I. A. Onde ler em voz alta – preparando o ambiente mediador. In: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto; Renata Junqueira de Souza. (Org.). Literatura e Educação Infantil: para ler, contar e encantar. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 65-90.