Creche Walter Figueiredo

A Creche Walter Figueiredo teve sua pedra fundamental lançada em 21/06/1966, pelo ENTÃO Bispo DOM JOSÉ DE AQUINO PEREIRA .
Em 13/05/1972 houve a inauguração oficial por Dom José Gonçalves da Costa, com a presença das Irmãs Beneditinas, Irmãs Franciscanas e a Comunidade principalmente com a presença da Senhora Delfina Santos Figueiredo, PATRONESSE desta entidade.
Foi através desta senhora que se foi adquirido um grande terreno e junto às irmãs beneditinas, idealizaram a obra que abrigaria as crianças de mães que necessitavam trabalhar fora de seus lares para dar uma vida melhor aos seus pequeninos.
Mais tarde com a impossibilidade das irmãs beneditinas continuarem a obra social, o então bispo de Presidente Prudente Dom José Gonçalves da Costa, solicitou as Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus para que assumissem a direção da Creche.

Essa obra social levou o nome de Walter Figueiredo, em homenagem ao filho falecido da Senhora Delfina Santos Figueiredo, doadora do terreno, madrinha e benfeitora da obra como já citamos acima.

De acordo com o previsto na atual constituição Federal, a educação infantil é OBRIGATÓRIA, ou seja, as famílias podem ou não utilizá-la, mas é um direito da criança a que o Estado esta obrigado. O atendimento e o reconhecimento desse direito pelo estado pode ser traduzido numa maior CONSCIÊNCIA social sobre o significado da INFÂNCIA e sobre a IMPORTÂNCIA da educação nos primeiros anos de vida.Como primeira etapa da EDUCAÇÃO básica, a educação infantil destina-se a crianças de zero a seis anos de vida, devendo ser oferecida nas creches e pré-escolas. A divisão entre a creche e a pré-escola, deve OBEDECER exclusivamente a critérios de faixa etária (Creche de zero a TRÊS anos // Pré-escola quatro a seis anos) (é escola quatro a seis anos).

Essa obra social recebeu o nome do filho da patronesse Walter Figueiredo, homenageando o filho, assim D. Delfina, foi a doadora do terreno e madrinha benfeitora da obra até hoje está em funcionamento e sob a coordenação das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus.

Deixe uma resposta

Fechar Menu