Principais produções

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O Grupo desenvolve estudos e pesquisas, sendo a maioria delas vinculadas ao Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Além disso, o grupo tem participação direta em eventos de grande porte, com destaque para: – I Congresso Internacional de Educação da UNOESTE – 2015; – I Congresso Nacional de Políticas Educacionais da UNOESTE – 2017; – II Congresso Internacional de Educação da UNOESTE – 2019 – III Congresso Internacional de Educação da UNOESTE – 2022.

 

– Artigos em Periódicos:

MILITAO, S. C. N. ; MAXIMIANO, J. L. S. ; BERTASSO, M. L. L. . Neoliberalismo e o Banco Mundial: uma revisão da influência nas políticas educacionais brasileira. TEXTURA – ULBRA, v. 24, p. 109-125, 2022. Acesso em: http://dx.doi.org/10.29327/227811.24.57-6

ALANIZ, É. P.; BRUNO, L. A ideologia da inclusão social no Plano Nacional de Qualificação (PNQ). CADERNOS DE PESQUISA, v. 25, p. 11-28-28, 2018. Acesso em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p11-28

ALANIZ, E. P.; GARCIA, Y. L. B. D. A atuação do setor privado na reforma do ensino médio em Mato Grosso do Sul. In: II Congresso Internacional da Unoeste, 2019, Presidente Prudente. A pesquisa em Educação e seus impactos no desenvolvimento humano. Presidente Prudente: Editora da Unoeste, 2019. v. 1. p. 18-30.

ANJOS, R. E. Atividade consciente do ser humano: fundamentos filosóficos da psicologia histórico-cultural. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 27, p. 19-33, 2019. Acesso em: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v27i1.11988

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. O cérebro adolescente e o processo biológico historicamente condicionado: Contribuições da teoria histórico-cultural à educação escolar. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 14, p. 622-642, 2019. Acesso em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n2s1p622-642

ANJOS, R. E.; ZOCOLER, J. C. O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil. GERMINAL: Marxismo e educação em debate, v. 11, p. 71-80, 2019. Acesso em: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v11i2.27723

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BERTASSO, M. L. L.; ANJOS, R. E. A Psicologia Nas Redes Públicas De Educação Básica: Uma Análise Da Lei Nº. 13.935/2019 À Luz Da Teoria Histórico-Cultural. Revista Gesto-Debate, v. 22, p. 119-145, 2022.

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LIVRO – NOVAES, H. T.; SILVA, D.; ALANIZ, É. P.; RODRIGUES, F.; PIRES, J. H.; SANTOS, L.; FARIA, M. S. Mundo do trabalho associado e embriões de educação para além do capital. 1. ed. Marília: Lutas anticapital, 2018. 230p.

LIVRO – OLIVEIRA, M. E. N. Gestão Educacional. 1. ed. Presidente Prudente: UNOESTE, 2019. v. 1. 96p.

CAPÍTULO DE LIVRO – BORGES, R. M. Indicadores educacionais em foco: análise frente à realidade brasileira. In: ROTHEN, J. C.; SANTANA, A. C. M. (Org.). Avaliação da educação: referências para uma primeira conversa. 1ed.São Carlos: EdUFSCAR, 2018, v. 1, p. 115-137.

CAPÍTULO DE LIVRO – ROTHEN, J. C.; FERNANDES, M. C. S. G.; SANTANA, A. C. M.; BERNARDES, J. S.; BORTOLIN, L.; OLIVEIRA, M. A.; BOTIGLIERI, P. C.; MARTINS, P. P. U.; BORGES, R. M. A Nova Gestão Pública na UFSCar: uma proposta de estudo. In: SOUSA, J. V.; BOTELHO, A. F.; GRIBOSKI C. M. (Org.). Financiamento e Avaliação na Expansão da Educação Superior. 1ed.Anapólis: Ed. UEG, 2018, v. p. 425-445.

CAPÍTULO DE LIVRO – SOARES, M. P. F.; ALANIZ, E. P. Reflexões sobre a concepção de educação do campo. Currículo, formação docente e diversidade: questões candentes. 1ed.Curitiba; Dourados, MS: CRV; Editora UEMS, 2018, v. p. 47-62.