Museu de Tecnologia da Unoeste

Museu de Tecnologia da Unoeste

Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Vídeo game PlayStation (PSOne)

Fabricante: Sony08_09_2016_16_36_47

Modelo: SCPH-700x

Ano de Lançamento: 1994

Processador: MIPS R3000A 32-bit 33.8688 MHz

Memória RAM: 2 MB

Memória ROM: 512 KB

Dimensões/Peso: 270 mm x 60 mm x 188 mm – 1,4 Kg

Detalhes: O PlayStation, oficialmente abreviado PS, frequentemente chamado de PlayStation 1 ou ainda PSOne, foi o primeiro console de vídeo game fabricado pela Sony, lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão, 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos e em 29 de setembro de 1995 na Europa. Desde o seu lançamento até 2006, quando sua produção foi cancelada, o PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades. Ocupa a posição de segundo console de mesa mais vendido no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas.

O console recebeu apoio da EA e sua linha esportiva EA Sports. Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Clock Tower, Resident Evil, Parasite Eve, Silent Hill, Gex, Rayman, Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Megaman X4, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Twisted Metal, Final Fantasy, Winning Eleven, Syphon Filter entre outros.

O joystick do PlayStation, que implantou um design completamente inovador e bastante ergonômico, graças às duas saliências inferiores, veio a se tornar quase um molde para controles de plataformas futuras. Teve, contudo, ao que parece, um elemento de inspiração no controle do SNES: botões na parte superior (os chamados L e R); mas, como melhoria ao recurso, a manete da Sony implementou quatro botões no topo (L1, L2, R1 e R2).

Em 1997, após colocar o console na liderança, a Sony decidiu lançar um upgrade para o joystick do aparelho: o DualShock, que introduziu duas mini alavancas analógicas, além de um sistema rumble, recurso que fazia o dispositivo vibrar nas mãos do jogador de acordo com o que acontecia nos jogos. Controles analógicos (entradas de dados não digitais). Contudo, a partir do controle DualShock do PlayStation, a possibilidade de movimentos de intensidade variável – por exemplo, o esterçar de volante em um carro ou a própria intensidade de aceleração e frenagem em um jogo de corrida – foi possível em jogos rodados em TVs.

O PlayStation popularizou um acessório que, embora já existente em outros consoles, não havia ganhado vida plena: o Memory Card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e o progresso do usuário no jogo para continuar do ponto em que parou. Mesmo com a chegada de concorrentes mais poderosos como Nintendo 64, Sega Saturn e o Dreamcast, o PlayStation continuava sendo o console mais vendido e com uma extensa biblioteca de jogos de grande sucesso. O sucesso da marca Playstation havia se estabelecido. O PlayStation foi sendo abandonado aos poucos e teve sua produção encerrada em 2006 com a incrível marca de mais de 100 milhões de unidades vendidas em todo mundo. Foi o console mais vendido da 5° geração, superando Sega Saturn e Nintendo 64.

Galeria de fotos do acervo:

Identificação: #61

Compartilhe isso:
print