O colóquio realizado na última quarta-feira, dia 03/05, contou com a discussão sobre a violência contra as famílias e pessoas do campo.
por Laís Bento Picholari.
O colóquio realizado na última quarta-feira, dia 03/05, contou com a discussão sobre o tema “Os Conflitos no Campo” guiado pelo Prof. Dr. Munir Jorge Felício.
No colóquio foram abordadas questões relativas a violência no campo, desencadeada de um lado pela luta por espaço territorial como forma de dignidade humana nos assentamentos brasileiros e, do outro, pelo avanço do capital na região do Pontal do Paranapanema.
Dentre os assuntos tratados no colóquio destacaram-se a retomada histórica e a contextualização sobre os conflitos no país, apresentando dados referentes à violência, assasinados, prisões, dentre outras, assim como as suas causas, consequências e, também, a divulgação (ou a falta desta) pela mídia.
Como apoio para o debate foram considerados os meios pelos os quais o avanço do agronegócio ocorre em contrapartida com a produção familiar marginalizada. Ao lado disso, abordou-se também as manobras políticas e a falta de impunidade dos assassinatos ocorridos no campo ao decorrer dos últimos anos.
Mais informações a respeito dos assuntos abordados durante os colóquios do NEAGEO podem ser encontradas no seguinte link.