Realizado nesta quarta-feira (31/05), o colóquio abordou sobre o discurso das mídias e sua relação com o capital.
por Laís Bento Picholari.
Ministrada pelo Prof. Dr. Rogério do Amaral, após uma retomada histórica acerca da inserção da temática do meio ambiente na televisão brasileira, discutiu-se sobre a produção de conteúdo escassa e sua abordagem sensacionalista e superficial, com paisagens exuberantes que incitam a curiosidade e a preservação ambiental, porém, não se aprofundam na realidade ambiental presenciada e seus desafios.
Foi discutido como a temática ambiental na TV está diretamente ligada à audiência, e, principalmente, aos interesses políticos e econômicos que a bancam e transmitem uma realidade aparente, a qual não é digerida criticamente pelos telespectadores e contribuem para a falta de educação ambiental, mostrando o despreparo dos profissionais que são selecionados para tratarem sobre o assunto. O artigo ainda trata da engrenagem midiática como produtora de sentido e sua responsabilidade perante as práticas sociais.
Mais informações a respeito dos assuntos abordados durante os colóquios do NEAGEO podem ser encontradas no seguinte link.