NEAGEO promove segunda etapa da OFEC – Oficina de Escrita Científica

O encontro teve como principal intuito compartilhar dicas e esclarecer dúvidas sobre escrita.

 por Sandra Prata.

A I OFEC, primeira oficina de escrita científica, está ocorrendo durante todas as quartas-feiras do mês de agosto.

Nesta quarta-feira (16/08) foi realizada a segunda etapa, ministrada pelo Professor graduado em Letras e Doutor em Educação, Rogério do Amaral. A reunião contou com estudantes de graduaçõe e pós graduação da UNOESTE e de fora.

De acordo com Rogério, antes de uma boa redação, deve haver um sólido pensamento científico seguido por sua expressão em palavras adequadas ao conteúdo da comunicação científica. “A redação científica é a expressão escrita da argumentação do cientista”, diz.

Entre as dicas, Rogério salientou a importância de escrever com clareza, precisão e saber observar o público alvo da publicação. Além disso, ele ressalva ser importante estar atualizado e por dentro do tema que irá redigir e lembrar sempre que não está escrevendo somente para especialistas no assunto, por isso, deve sempre optar por palavras de fácil compreensão.

“Ser simples é saber escolher bem o que dizer, tendo em vista um conhecimento das regras gramaticais, colocando-as em prática sempre que necessário for”, frisa.