Vem cá… Se liga nessas curiosidades interessantes!  

Vem cá… Se liga nessas curiosidades interessantes!  

Tempo de leitura: 6 minutos

Se tem uma fala que todo mundo já ouviu em algum momento da vida é a seguinte: a curiosidade matou o gato! Mas fala sério… Nem sempre a curiosidade pode ser associada a algo ruim, já que muitas vezes ela pode gerar conhecimento. Neste post, por exemplo, você ficará por dentro de várias curiosidades interessantes sobre vários assuntos. Inclusive, um spoilerzinho que talvez você não saiba é que a maior parte das respostas das curiosidades está associada a alguma disciplina da escola, mas isso não acontece sempre. Entretanto, as que têm resposta, será que você faltou à aula ou estava conversando quando a professora falou sobre o assunto?  

He,he,he! Brincadeiras à parte, por falar em curiosidades interessantes, você sabia que a origem da palavra curiosidade vem do Latim curiositas e significa desejo por conhecimento ou por informação? Por aí, você já tira que a curiosidade não é aquela vilã que matou o gato, vai… Às vezes, a gente só está buscando conhecimento ou informação mesmo! Agora, chega de enrolação e bora de leitura para saber sobre outras curiosidades… 

Química rainha, cebola nadinha! 

Com toda a certeza, se você já cortou uma cebola, algumas lágrimas rolaram por esse rostinho. Às vezes, a gente até aproveita para liberar aquele choro que tava engasgado, né?! Mas, voltando ao assunto… A química explica tudinho o porquê isso acontece. A real é que ao cortar a cebola, o legume libera ácido sulfuroso, o que causa irritação nos olhos. Aí o resultado é inevitável: é choro na certa! Essa é uma daquelas curiosidades interessantes que faz com que a gente queira aprofundar um pouquinho no assunto… Nesse sentido, neste post você consegue ficar por dentro das áreas de atuação de quem se forma no bacharelado em química. Você vai se surpreender! 

A magia realmente acontece na Disney…  

Essa aqui não pode ser respondida por nenhuma disciplina da escola, mas, com certeza, aconteceu por ter rolado muita química. Calma, não aconteceu nenhuma explosão em decorrência de alguma mistura química no mundo da Disney não! A curiosidade interessante por aqui é mera coincidência. Os dubladores Wayne Allwine e Russi Taylor, que deram voz, por muito tempo, aos personagens Mickey e Minnie Mouse, respectivamente, se casaram na vida real. E eles levaram os votos ao pé da letra, viu?! Eles se conheceram em 1977, se casaram em 1991 e ficaram juntos “até que a morte os separe”. Wayne faleceu em 2009. Já Russy morreu 10 anos depois, em 2019. 

Sem nojinho, hein! 

Algum dia você já parou para se perguntar o quanto produzimos de saliva por dia ou até mesmo a importância dela? Então, senta que essa é uma daquelas curiosidades interessantes que vale a pena sabermos. Por dia, uma pessoa adulta produz até 1,5 litro de saliva. Levando em consideração a produção máxima diária, aos 70 anos você poderá ter produzido quase 40 mil litros de saliva. É saliva pra dedéu, heeein?! Mas óh, isso não é à toa não… Além de ser um lubrificante natural para a fala e a deglutição, a saliva contribui para a digestão dos alimentos, bem como neutraliza uma grande proporção de vírus e bactérias. Ah, esse líquido é produzido por três glândulas salivares, que são as parótidas, submandibulares e sublinguais. 

Ué, um músculo que não se cansa? 

Sim! Continuando a saga de curiosidades interessantes sobre o corpo humano, que com certeza a professora de biologia deve ter falado sobre em alguma aula de anatomia, você sabia que tem um único músculo que nunca se cansa? E se você está lendo esse post, é graças a ele que nunca se cansa… He, he, he. Brincadeiras à parte, você já deve ter percebido que esse músculo é o coração. É isso mesmo! Antes de mais informações, por falar em biologia, saiba que é uma área beeem ampla. Vem conferir neste post as possibilidades de um bacharel em ciências biológicas. 

Voltando ao assunto sobre o coração, ele registra de 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). Se pudéssemos definir o coração com algum termo, certamente seria ‘workaholic’, isto é, aquele carinha que é viciado em trabalhar. Aliás, o coração é o responsável por bombear o sangue para todos os outros órgãos, o que significa que ele, realmente, não pode parar. Óh, então trate de cuidar direitinho do seu, hein?! Agora se você quer ser o profissional que ajuda as pessoas a cuidarem do coração, saiba que precisará estudar medicina e depois se especializar em cardiologia. Vem conhecer essa e outras áreas neste post

Afinal, preciso dormir quanto tempo? 

Essa, além de estar entre as curiosidades interessantes, faz parte do nosso cotidiano e, com toda a certeza, é motivo de debates e mais debates. Mas, afinal, qual a quantidade ideal que devemos dormir? A grande verdade é que isso dependerá, e muito, da sua idade. Só para exemplificar, se você tem entre 14 e 17 anos, o ideal é que você durma por volta de 10h por dia. Isto é, se você acorda por volta das 6h para ir à escola, o correto seria dormir às 20h. Já se você integra a faixa etária de 18 a 25 anos, deve dormir entre 7h e 9h por dia, não dormindo menos de 6h ou mais que 10h ou 11h. Oks?! O montante de 7h a 9h também é indicado para quem tem idade entre 26 e 64 anos. O pessoal da terceira idade, com mais de 65 anos, o aconselhável é algo entre 7h e 8h por dia.  

Agora, vamos lá e voltamos cá… Essas são as quantidades ideais de sono para cada faixa etária, mas, em algumas delas, acaba sendo impossível pelos compromissos que muitos assumem, como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Inegavelmente, essa é uma rotina cansativa, mas não é impossível e as horinhas de sono vão valer, e muito. Inclusive, para fazer com que você aguente o batidão. Aqui, neste post, tem algumas dicas sobre como fazer dar certo. 

Mergulhe no universo das curiosidades!  

Fala sério… Você conhece alguém que sabe mais curiosidade do que aquele profissional que nos acompanha desde a primeira infância? Sim, estou falando do professor! O primeiro passo é optar por um curso de licenciatura. Aliás, se você não conhece o que difere a licenciatura do bacharelado, esse post vai acabar com essa dúvida. Ah, e para te ajudar a encontrar o match perfeito de uma forma mais descontraída, tem esse post aqui com algumas indicações de filmes sobre professores, afinal, não só na sala de aula, nas telonas eles também são protagonistas. Vale a pena! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *