A Unoeste
Acesse o site da Unoeste www.unoeste.br
A Universidade do Oeste Paulista nasceu do sonho dos professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima para oferecer ensino superior de qualidade em Presidente Prudente e região. Isso se tornou realidade em 1972, quando foi criada a primeira faculdade da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), a Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). O primeiro vestibular foi realizado e 536 candidatos se inscreveram para as 350 vagas ofertadas. A aula inaugural aconteceu provisoriamente no Colégio Cristo Rei, no dia 21 de outubro deste mesmo ano.
Devido aos ideais dos fundadores e da grande demanda por outras áreas do conhecimento para a região, nos anos seguintes nasceram as faculdades da Saúde, de Engenharia Civil, Informática e outros cursos superiores, além de clínicas, laboratórios e o Ginásio de Esportes. Com isso, surgia velozmente o complexo de prédios que integra o campus I, no Jardim Bongiovani.
Em 1987, o campus II foi inaugurado, com cursos nas áreas das Ciências Agrárias, Humanas e Sociais Aplicadas. Neste mesmo ano, a Unoeste foi credenciada pelo MEC como universidade e despontavam pavilhões, clínicas, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, prédios laboratoriais, centros agronômicos e zootécnicos e demais áreas destinadas ao ensino superior, à pesquisa científica e à prática constante da cidadania. Por isso, a Unoeste é a única instituição de ensino superior particular do Oeste Paulista com este título.
E a universidade não para de crescer… Além de Prudente, possui campi em Jaú e Guarujá. Desde agosto de 2018 iniciou as atividades do primeiro curso médico jauense, neste primeiro momento em instalações que ficam em espaço anexo ao Hospital Thereza Perlatti. No litoral paulista, a graduação médica teve início em março de 2019 em pavimento do Hospital Santo Amaro. Em ambas as cidades, a universidade está em fase de construção de seus novos campi, para abrigar mais cursos de graduação.