Período: 2015 – 2018.
Melhoria do desempenho de uma escola pública estadual de Presidente Prudente (SP): Programa de desenvolvimento profissional dos gestores escolares e de professores do ciclo II do ensino fundamental mediante pesquisa-ação.
A melhoria do desempenho da escola e do rendimento dos alunos da Escola Estadual Miguel Omar Barreto escolhida para participar dessa pesquisa-ação passa preliminarmente pelo reconhecimento claro e explícito da sua realidade com suas potencialidades e limitações concretas reveladas pelas avaliações externas recentes e por um trabalho de autoavaliação a partir de um diagnóstico da escola. Baseada na compreensão e crítica da realidade escolar e no desenvolvimento profissional de seus profissionais in loco nas áreas críticas selecionadas como prioridades de ação, a comunidade escolar avançará nas etapas do planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das mudanças propostas para melhorar o desempenho da escola e o rendimento dos alunos.
Esta pesquisa-ação objetivou contribuir para a melhoria do desempenho da escola no seu IDESP e dos alunos no SARESP. Para o alcance deste objetivo geral, esta pesquisa-ação propôs os seguintes objetivos específicos:
- Diagnosticar a realidade da escola tendo em vista identificar suas potencialidades e limitações;
- Selecionar prioridades específicas nas áreas da gestão e da prática docente para ser objeto de pesquisa-ação colaborativa;
- Planejar mudanças nas práticas gestoras e docentes selecionadas como prioridades-problemas para tornar a escola mais eficiente e eficaz em sua atuação;
- Implementar as mudanças nas práticas gestoras e docentes planejadas pelos profissionais da escola para aprimorar sua atuação nas áreas priorizadas, monitorando seu impacto;
- Avaliar a eficácia das mudanças implementadas pelos gestores e docentes para a melhoria do desempenho da escola e do rendimento dos alunos, bem como da pesquisa-ação como instrumento de desenvolvimento profissional dos profissionais da escola.
Esta pesquisa se caracterizou como pesquisa-ação crítico-colaborativa. Como pesquisa-ação, teve como objeto de pesquisa uma escola determinada, na qual pesquisou problemas concretos enfrentados por ela e, mediante a intervenção de seus próprios atores, buscou solucioná-los. Como pesquisa colaborativa, envolveu a parceria de pesquisadores da universidade e gestores e professores de uma escola pública estadual de Presidente Prudente que, juntos, buscaram soluções para problemas docentes e de gestão da escola, implementação de soluções propostas e avaliação o impacto delas sobre o desempenho da escola e de seus alunos.
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Pesquisadores: Raimunda Abou Gebran (Coordenador); Marcos Vinicius Francisco; Alex Sandro Gomes Pessoa; Vagner Matias do Prado; Camélia Santina Murgo; Érika Porceli Alaniz; Maria de Fátima Salum Moreira; Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez; Helena Faria de Barros; Adriano Rodrigues Ruiz; Carmen Lúcia Dias; Adriana Aparecida de Lima Terçariol; Raquel Rosan Christino Gitahy; Maria Eliza Nogueira Oliveira.
Financiadora: Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC) – Programa de Pesquisa Docente.
Período: 2012 – 2015
Formação e Trabalho Docente nos Cursos de Licenciatura.
Essa pesquisa constituiu um projeto coletivo proposto pelo grupo de Pesquisa Contexto escolar e processo de ensino e aprendizagem: ações e interações. Teve como objetivo analisar e compreender como o processo de formação e o trabalho docente configuram no cotidiano (Certeau, 1994) dos cursos de Licenciatura e desencadear proposições para o favorecimento do processo de profissionalização dos docentes do Ensino Superior, tendo por pressuposto que o desenvolvimento docente se dá pela reflexão e avaliação das próprias práticas. Esse processo de formação integrado e articulado propicia oportunidades e espaços para a reflexão sistemática, o intercâmbio produtivo e a construção coletiva de modo a assegurar, respeitando sua especificidade e pluraridade e possibilitando o desenvolvimento de práticas inovadoras. O problema de pesquisa que aqui se colocou foi o de compreender o funcionamento do cotidiano das diferentes licenciaturas, no que diz respeito às representações acerca da profissão docente, da formação docente, dos saberes que sustentam a profissão e a formação docente e do campo educacional, investida de pesquisa que soa repetida e já feita de diversas formas.
Situação: Concluído.
Natureza: Pesquisa.
Pesquisadores: Raimunda Abou Gebran (Coordenador); Helena Faria de Barros; Tereza de Jesus Ferreira Scheide; Cintia Camargo Furquim Caseiro; Adriano Rodrigues Ruiz; Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez; Alan Rodrigo Antunes; Ana Luzia Videira Parisotto; Ana Paula Pereira Arantes; Caroline Klaus Luvizotto; Carmen Lúcia Dias; Patrícia Zaccarelli Oliveira; Sergio Fabiano Annibal; Maria Helena Pereira.
Financiadora: Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC) – Programa de Pesquisa Docente.