*”Esta obra é resultado de uma construção coletiva elaborada a partir de estudos e pesquisas relacionadas à inovação no processo educativo, realizados pelo grupo de pesquisa “Contexto escolar e processos de ensino e de aprendizagem: ações e interações” (Contepea), que, a partir de 2016, vem se preocupando com a temática relacionada à inovação e às práticas educativas. Dada a diversidade de conceitos, houve a preocupação em considerar inovação como um processo de ruptura paradigmática para além de procedimentos metodológicos e/ou tecnológicos. A inovação, configura-se como um processo de reconstrução e mudança em um contexto histórico e social, como resultado da ação humana em tempo, lugar e circunstâncias determinadas.
O livro é composto por nove textos que tiveram como eixo norteador analisar, a partir de uma pluralidade de olhares, propostas e ações inovadoras que favoreçam a melhoria da prática educativa em diferentes níveis de ensino.
Esta coletânea poderá ser utilizada como um recurso importante de formação e contribuir para reflexões dos educadores sobre as diferentes perspectivas e possibilidades inovadoras da práxis pedagógica”.
Essa é mais uma obra, fruto do trabalho do grupo de pesquisa Contepea, organizada por suas líderes Raimunda Abou Gebran e Carmen Lúcia Dias, com textos de: Ana Teresa Silva Maia de Araújo; Carmen Lúcia Dias; Charlotte Louise Varella Rodrigues Zimmerman; Elaine Gomes Ferro; Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros; Gisele Silva Araújo; Jacqueline Pereira dos Santos Souza; Jorge Luís Mazzeo Mariano; Manoel Osmar Seabra Junior; Monica Fürkotter; Raimunda Abou Gebran; Rosemara Perpetua Lopes; Sidinei de Oliveira Sousa; Valéria Anésia Brumatti Jacon; Verônica Nogueira Vanni; Zizi Trevizan.
GEBRAN, R. A.; DIAS, C. L. (Orgs). Práticas Educativas e Inovação. Curitiba: Editora Appris, 2019.
*Sinopse da obra.