Currículo Resumido
Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente, em 2008. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em 2011, na linha de pesquisa História, Filosofia e Sociologia da Educação. Concluiu o Doutorado em Educação pela UNESP (campus de Presidente Prudente), em 2016. Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE (2017-2018). Possui artigos publicados em periódicos nacionais, trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, assim como a publicação de capítulos em diversos livros na área da Educação. É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd (GT 02 – História da Educação). Está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte – GPECUMA (UNESP – campus de Presidente Prudente), ao Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação – NUDISE (UNESP – Campus de Marília) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas: Histórias e Memórias da Educação – HISMEE (UFMS/CPAN). Atuou profissionalmente exercendo o cargo de Analista Sociocultural (Pedagogo) na Escola de Administração Penitenciária Dr. Luiz Camargo Wolfmann – EAP, na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo – SAS/SP. Possui também experiência no ensino superior tendo trabalhado como Professor Tutor Presencial no curso de Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo; como docente nos cursos de História e de Pedagogia na UNIESP (campus de Presidente Venceslau/SP); e como Professor substituto responsável pelas disciplinas História da Educação I e Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de História I, junto ao Departamento de Educação da UNESP (campus de Presidente Prudente). Atualmente é Professor Adjunto no curso de Pedagogia e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (campus do Pantanal). Suas pesquisas se enquadram principalmente nas seguintes temáticas: História da Educação brasileira e História das Mulheres.
Networking do pesquisador
Publicações mais recentes
Artigos completos publicados em periódicos:
Livros publicados/organizados ou edições:
RIBEIRO, A. I. M. (Org.); PRADO, V. M. (Org.); MARIANO, J. L. M. (Org.). História da Educação brasileira: um olhar didático ilustrado com charges. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 248p.
MARIANO, J. L. M. Primeiro grupo escolar de Presidente Prudente: o contributo das professoras primárias (1925-1938). 1. ed. Curitiba: CRV, 2013. v. 1. 188p.
Capítulos de livros publicados:
MARIANO, J. L. M.; FERRO, E. G. Inovação e conservadorismo na educação brasileira. In: GEBRAN, R. A.; DIAS, C. L. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 13-33.
RIBEIRO, A. I. M.; MARIANO, J. L. M.; FERRO, E. G. Paulo Freire, emancipação das mulheres e a educação libertadora. In: Eunice Macedo. (Org.). Ecos de Freire e o pensamento feminista: Diálogos e esclarecimentos. 1. ed. Porto (Portugal): IFPF/CRPF/CIIE/Livpsic, 2017, v. 1, p. 79-103.
MARIANO, J. L. M.; FERRO, E. G. Paulo Freire: um educador popular. In: Arilda Inês Miranda Ribeiro; Vagner Matias do Prado; Jorge Luís Mazzeo Mariano. (Org.). História da Educação brasileira: um olhar didático ilustrado com charges. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017, v. 1, p. 135-152.