Profa. Dra. Monica Fürkotter

Currículo Resumido

MonicaPossui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) (Unesp), Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Matemática: Análise) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1989). É docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, e do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação e avaliação.


Networking da pesquisadora

lattes  orcid


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

MORELATTI, Maria Raquel Miotto; ORTEGA, Eliane Maria Vani; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; FÜRKOTTER, MONICA; FUJITA, Oscar Massaru; CARVALHO, L. F.; Batista, A. R. Material Curricular Paulista de Matemática: opção de uso por professores de um município paulista. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 44, p. 1-24, 2019.

GODINHO, G. M.; SERRANO, C. G.; PEREIRA, W, H. A.; SOUSA, S. de O.; FÜRKOTTER, MONICA. Processo de desenvolvimento de um jogo digital para a aprendizagem de conteúdos de Matemática. Colloquium Humanarum, v. 15, p. 512-518, 2018.

FÜRKOTTER, MONICA; MAZZEO MARIANO, JORGE LUÍS. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO (1846-1996): A PRÁTICA DE ENSINO EM QUESTÃO. NUANCES, v. 28, p. 283-288, 2017.


Livros publicados/organizados ou edições: 

Ribeiro, A. I. M. (Org.); Viotto Filho, I. A. (Org.); FÜRKOTTER, M. (Org.); LEITE, Yoshie Ussami Ferrari (Org.). Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 1. 318p.

DI GIORGI, C. A. G.; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; FÜRKOTTER, M.; Mendonça, N. C. G.; LIMA, V. M. M.; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010. v. 1. 139p.


Capítulos de livros publicados:

ORTEGA, Eliane Maria Vani; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; FÜRKOTTER, MONICA; Carvalho, Luiz Fernando; Fonçatti, Maria Cecília; Rodrigues, Érika Aparecida Navarro; FUJITA, Oscar Massaru; Oliveira, Raquel Gomes de. A formação de professores de Matemática da rede estadual no processo de implementação do currículo do Estado de São Paulo (2008). Série Educar – Volume 27 – Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 27, p. 146-154.

LOPES, Rosemara Perpétua; FÜRKOTTER, MONICA. Inovação e prática pedagógica com TDIC no ensino superior: um olhar sobre cursos de licenciatura em Matemática. In: Raimunda Abou Gebran; Carmen Lúcia Dias. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 161-189.

FAUSTINO, Monica Podsclan; FÜRKOTTER, M. Ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e conhecimentos docentes. In: Célia Maria Guimarães; Renata Maria Coimbra Libório; Odilon Helon Fleury Curado. (Org.). Pesquisas em Educação: abordagens teórico-metodológicas e temáticas. 1ed.Curitiba (PR): CRV, 2013, v. 1, p. 261-300.