Currículo Resumido
Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976) (Unesp), Mestrado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1983) e Doutorado em Ciências (Matemática: Análise) pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos (1989). É docente aposentada da Unesp, Campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA), da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, e do Grupo de Pesquisa Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: ações e interações (CONTEPEA) da Unoeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação e avaliação.
Networking da pesquisadora
Publicações mais recentes
Artigos completos publicados em periódicos:
Livros publicados/organizados ou edições:
Ribeiro, A. I. M. (Org.); Viotto Filho, I. A. (Org.); FÜRKOTTER, M. (Org.); LEITE, Yoshie Ussami Ferrari (Org.). Educação contemporânea: caminhos, obstáculos e travessias. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. v. 1. 318p.
DI GIORGI, C. A. G.; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; FÜRKOTTER, M.; Mendonça, N. C. G.; LIMA, V. M. M.; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivos. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2010. v. 1. 139p.
Capítulos de livros publicados:
ORTEGA, Eliane Maria Vani; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; FÜRKOTTER, MONICA; Carvalho, Luiz Fernando; Fonçatti, Maria Cecília; Rodrigues, Érika Aparecida Navarro; FUJITA, Oscar Massaru; Oliveira, Raquel Gomes de. A formação de professores de Matemática da rede estadual no processo de implementação do currículo do Estado de São Paulo (2008). Série Educar – Volume 27 – Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2020, v. 27, p. 146-154.
LOPES, Rosemara Perpétua; FÜRKOTTER, MONICA. Inovação e prática pedagógica com TDIC no ensino superior: um olhar sobre cursos de licenciatura em Matemática. In: Raimunda Abou Gebran; Carmen Lúcia Dias. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 161-189.
FAUSTINO, Monica Podsclan; FÜRKOTTER, M. Ações de formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Presidente Prudente (SP) e conhecimentos docentes. In: Célia Maria Guimarães; Renata Maria Coimbra Libório; Odilon Helon Fleury Curado. (Org.). Pesquisas em Educação: abordagens teórico-metodológicas e temáticas. 1ed.Curitiba (PR): CRV, 2013, v. 1, p. 261-300.