Raimunda Abou Gebran possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e coordenadora pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.
Autora de diversos capítulos e livros, listamos aqui as suas produções mais recentes:
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores (2015, 2 ed.) – *Este trabalho tem o propósito de discutir a formação do professor, o local e a forma da prática de ensino e do estágio supervisionado numa perspectiva nova, ampliada e investigativa. As reflexões e as proposições indicadas na obra abre caminhos para novas leituras, tanto para professores e pesquisadores cujos trabalhos teórico-práticos são objetos de estudo e análise, quanto para o que se iniciam neste campo de formação. Concebem a prática de ensino e o estágio como elementos aglutinadores na formação de professores, tomados como modos contínuo de reflexão, construção e embate com a realidade social, educacional e escolar. Apontam possibilidades de análises a partir dos contextos que condicionam a prática docente e das determinações das diretrizes curriculares, a fim de dotar os futuros professores de atitudes críticas, da capacidade de decidir, de intervir e de gerar, em suas práticas, possiblidades de mudanças (Livro no todo).
BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. 2. ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Avercamp, 2015.
_________________________________________________________________________________
Culturas e Fronteiras no Espaço Escolar (2016) – *Esta coletânea, dirigida, mas, não somente, aos/às professores/as, trata das fronteiras étnicas, raciais e de gênero que (co)existem no espaço escolar, problematizando o discurso hegemônico das práticas pedagógicas. As reflexões elaboradas sobre as culturas afroindígenas e as questões de gênero e sexualidade ganham destaque nos debates que tratam do currículo escolar e das mídias brasileiras, sinalizando a necessidade de educação intercultural e a valorização da cultura do/a outro/a e sobre o/a outro/a na formação docente (Capítulo publicado).
GEBRAN, R. A.; LUVIZOTTO, C. K.; PONCIANO, D. D. História e cultura afro-brasileiras no currículo de História. In: TERUYA, T. K.; WALKER, M. R. (Orgs.). Culturas e fronteiras no espaço escolar. Maringá: Eduem, 2016. p. 87-108.
_________________________________________________________________________________
Políticas e Gestão da Educação: proposições, pesquisas e reflexões (2016) – *Essa coletânea foi construída graças ao esforço coletivo de professores e pesquisadores vinculados a distintas instituições de Educação Superior de diferentes estados brasileiros, versa sobre variados importantes e instigantes aspectos concernentes ao campo das políticas e gestão da educação nas diversas esferas do governo. Destinada a pesquisadores, professores e estudantes (tanto de graduação quanto de pós-graduação em Educação e área afins), essa coletânea consiste num importante subsídio para todo os interessados em compreender e/o empreender novos estudos e pesquisas sobre políticas e gestão da educação, bem como acerca de seus rebatimentos e implicações no plano dos sistemas/redes de ensino e das unidades escolares (Capítulo publicado).
DOIMO, D. A.; GEBRAN, R. A. Filosofia no ensino médio: competências e habilidades no currículo e na avaliação. In: MILITÃO, S. C. N. (Org.). Políticas e gestão da educação: proposições, pesquisas e reflexões. Col. Escrito Acadêmicos. v. 19. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. p. 149-162.
*Sinopse da obra.
Artigos completos publicados em periódicos (cinco mais recentes):