Currículo Resumido
Professor Associado da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences del? Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Unesp). É líder do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior” (http://www.fct.unesp.br/#!/pesquisa/fppeebs/). Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. Foi editora da Revista Nuances: estudos sobre educação no biênio 2016-2018. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ministrado pela UNESP/NEAD em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formadores de professores, aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, estágio supervisionado, processos formativos na modalidade a distância, tecnologias de informação e comunicação e educação integral.
Networking da pesquisadora
Publicações mais recentes
Artigos completos publicados em periódicos:
Livros publicados/organizados ou edições:
MASUYAMA, P. M. K.; Rinaldi, Renata Portela. EDUCAÇÃO E FONOAUDIOLOGIA: PRÁTICAS COLABORATIVAS DE ENSINO. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 92p.
SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Org.); RINALDI, RENATA PORTELA (Org.). Formação de Educadores: Compromisso com a Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. 1. ed. São Carlos: ABPEEE: Marquezine & Manzini, 2014. v. 1. 190p.
Capítulos de livros publicados:
RINALDI, RENATA PORTELA; RINALDI, J. G. S. Educação integral e a educação em tempo integral: o que revelam as políticas e a sua prática em um sistema municipal de ensino no Brasil? In: João Pinhal; Carmen Cavaco; Maria João Cardona; Fernando Albuquerque Costa; Joana Marques; Ana Rita Faria. (Org.). Tempos, espaços e artefectos em Educação. 1. ed. Lisboa, Portugal: AFIRSE Portugal, 2020, v. 26, p. 869-877.
RINALDI, J. G. S.; RINALDI, Renata Portela. A educação em tempo integral e a avaliação externa e em larga escala: uma análise do desempenho das escolas a partir do uso de técnicas estatísticas. In: João Pinhal; Carmen Cavaco; Maria João Cardona; Fernando Albuquerque Costa; Joana Marques; Ana Rita Faria. (Org.). Tempos, espaços e artefectos em Educação. 1. ed. Lisboa, Portugal: AFIRSE Portugal, 2020, v. 26, p. 859-868.
KASPER, S. A.; RINALDI, RENATA PORTELA. As impressões dos professores acerca dos recursos físicos e materiais nas escolas de tempo integral. In: João Pinhal; Carmen Cavaco; Maria João Cardona; Fernando Albuquerque Costa; Joana Marques; Ana Rita Faria. (Org.). Tempos, espaços e artefectos em Educação. 1. ed. Lisboa: AFIRSE Portugal, 2020, v. 26, p. 478-486.