Profa. Dra. Rosemara Perpetua Lopes

Currículo Resumido

RosemaraDoutora em Educação pela Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Mestre em Educação pela Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Licenciada em Pedagogia pela Unesp, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Docente da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG/REJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq Tecnologias Digitais e Formação de Professores.


Networking da pesquisadora

lattes  orcid


Publicações mais recentes

Artigos completos publicados em periódicos:

PACHECO, M. L. S.; LOPES, R. P. Mudança nas tendências pedagógicas do século XX e sua relação com a resistência à incorporação das TIC. Ciclo Revista, v. 3, p. 1-13, 2018.

PACHECO, M. L. S.; LOPES, R. P. O Professor e as TIC na Escola Pública de Goiás. Revista de História da UEG Quirinópolis, v. 1, p. 210-214, 2017.

FELIX, J. F. M.; LOPES, R. P. A História de Jataí Integrada ao Currículo Escolar. Boletim – Museu Histórico de Jataí, v. 17, p. 40-48, 2016. [Impresso].


Capítulos de livros publicados:

Borges, Luciana Maria; LOPES, ROSEMARA PERPETUA. A Polissemia do conceito de Blended Learning. Série Educar – Volume 33 Ensino Superior. 1.ed.: Editora Poisson, 2020, v. 33, p. 59-64.

LOPES, R. P.; FURKOTTER, M. Inovação e prática pedagógica com TDIC no ensino superior: um olhar sobre cursos de licenciatura em Matemática. In: Raimunda Abou Gebran; Cármen Lúcia Dias. (Org.). Práticas educativas e inovação. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, p. 161-189.

Borges, Luciana Maria; LOPES, ROSEMARA PERPETUA. O CONCEITO DE BLENDED LEARNING: BREVE REVISÃO TEÓRICA. In: Alferes, Maria Aparecida (Org.). (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos 5. 1.ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 5, p. 9-17.