Linha de pesquisa
A melhor compreensão da complexidade do fazer educativo traz à tona a figura do docente, seus compromissos, sua formação e sua percepção do exercício profissional. A formação para a docência passa a ser estudada em relação à prática pedagógica, autonomia e identidade profissional.A construção da identidade docente precisa ser objeto de intencionalidade educativa, ganhando significância como tema de pesquisa e espaço de reflexão especialmente na formação inicial e continuada dos professores.
Áreas do conhecimento
- Ciências Humanas – Educação – Tópicos Específicos de Educação:
- Formação Docente.
Pesquisadores relacionados à linha
- Dra. Carmen Lúcia Dias
Docente Pesquisadora da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Dr. Jorge Luís Mazzeo Mariano
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, campus do Pantanal.
- Dra. Maria Helena Pereira Mirante
Docente Pesquisadora da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Dra. Monica Fürkotter
Docente Pesquisadora da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste. - Dra. Raimunda Abou Gebran
Docente Pesquisadora da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Dra. Renata Portela Rinaldi
Docente Pesquisadora da Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Presidente Prudente.
Estudantes relacionados à linha
- Diego Augusto Doimo
Mestre e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Diego Luis Pereira Andreasi
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Fabiano Souza de Almeida Castro
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Fernando Bruzatti
Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Guilherme Bellonci Cereja
Graduando em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Homero Ferreira
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Isabella Gameiro Cavalcante
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Mariza Fortuna
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Maria Luisa Souza Barboza
Graduação em Pedagogia pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Maurício Silveira
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Sandra Elias Takaki
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Sheila Maria Brandão de Paula Lima Mirandola
Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Uninter.
- Thalita Alves dos Santos
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Thaís Regina Miranda Martins
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
- Valéria Anésia Brumatti Jacon
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Verônica Nogueira Vanni
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.
- Zenaide Gomes da Silva
Aluna Especial no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Oeste Paulista, Unoeste.