1° Semestre de 2016
Março
Data: 02/03/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Pauta:
Organização do cronograma de reuniões e propostas dos textos a serem discutidos no decorrer do ano de 2016.
Data: 30/03/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto para discussão:
DALMASO, A. C.; FREITAS, D. S.; SCHMIDT, M. Ser-se rio, vento, mulher, e o que quiser: a individuação e a formação de professores. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 479-491, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302015000200479&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 20 março 2016.
Abril
Data: 20/04/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto para discussão:
DALMASO, A. C.; FREITAS, D. S.; SCHMIDT, M. Ser-se rio, vento, mulher, e o que quiser: a individuação e a formação de professores. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 479-491, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302015000200479&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 20 março 2016.
Maio
Data: 11/05/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
FREIRE. P. A educação e o processo de mudança social. in Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011, p. 31- 54.
PIAGET, J. Inteligência e adaptação psicológica. in Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961, p. 24-38.
Texto complementar:
FREIRE, P. Alfabetização e conscientização. In: Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2005, p. 29-44.
Junho
Data: 22/06/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
Abdalla, M. de F. B. Saberes da docência: definindo pistas para inovar as práticas pedagógicas. Rev. Educ. PUC-Camp., Campinas, 20(3): 215-227, set/dez., 2015. http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2909. Acesso em: 20 jun. 2016.
2° Semestre de 2016
Agosto
Data: 31/08/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
MORGADO, J. C. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 793-812, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v19n73/04.pdf. Acesso em 20 ago. 2016.
Setembro
Data: 21/09/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
BOLÍVAR, A. Um olhar actual sobre a mudança educativa: onde situar os esforços de melhoria? In: LEITE, C.; LOPES, A. (Org.), Escola, Currículo e Formação de Identidades – Estudos de investigação, Porto: ASA, p.13-50, 2007.
Outubro
Data: 26/10/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
BOLÍVAR, A. Um olhar actual sobre a mudança educativa: onde situar os esforços de melhoria? In: LEITE, C.; LOPES, A. (Org.), Escola, Currículo e Formação de Identidades – Estudos de investigação, Porto: ASA, p.13-50, 2007.
Novembro
Data: 23/11/2016
Horário: 14:00 horas
Local: Bloco B2, Campus II, Unoeste
Texto discutido:
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT08-1868–Int.pdf. Acesso em: 16 dez. 2016.
Apresentação de Pesquisa:
“A inserção do professor nos anos iniciais do ensino fundamental: a construção de sua identidade profissional – Tânia Cristina Silva Pessoa” – Orientadora: Raimunda Abou Gebran.