1° Semestre de 2021
Fevereiro
Data: 24/02/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Textos para discussão:
GRANDISOLI, E.; JACOBI, P. R.; MARCHINI, S. Pesquisa Educação, Docência e a COVID-19. São Paulo: IEA USP, 2020. Disponível em: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/pesquisa-educacao-docencia-e-a-covid-19. Acesso em: 17 fev. 2021.
OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docentes e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educac ao/article/view/9239. Acesso em: 17 fev. 2021.
Informes Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 17 fev. 2021.
Março
Data: 24/03/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Texto para discussão:
SILVA, B. D. da; RIBEIRINA, T. Cinco lições para a educação escolar no pós-covid 19. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 194-210, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9075. Acesso em: 17 fev. 2021.
Abril
Data: 07/04/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Texto para discussão:
FERREIRA, Luciana Haddad; BARBOSA, Andreza. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015483, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483/209209213434. Acesso em: 03 abr. 2021.
Maio
Data: 12/05/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Texto para discussão:
SOBRINHO JUNIOR, João Ferreira; Luciana Haddad; MORAES, Cristina de Cássia Pereira de. A COVID-19 e os reflexos sociais do fechamento das escolas. Dialogia, São Paulo, n.36, p. 128-148, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18249/8708. Acesso em: 29 abr. 2021
Junho
Data: 16/06/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Texto para discussão:
FREITAS, L. C. Entrevista com Luiz Carlos de Freitas (setembro de 2020). In: AFFONSO, C.; FERNANDES, C.; FRIGOTTO, G.; MAGALHÃES, J.; MOREIRA, V.; NEPOMUCENO, V. Trabalho docente sob fogo cruzado [recurso eletrônico], v.1. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2021, p. 491-501. Disponível em: https://br1lib.org/book/14626531/e2e6c6?id=14626531&secret=e2e6c6. Acesso em: 06 jun. 2021
2° Semestre de 2021
Agosto
Data: 18/08/2021
Horário: 14:00
Local: plataforma Google (Meet).
Texto para discussão:
Coletânea: Contextos escolares e processos educativos na pandemia de covid-19, 10 capítulos 178 páginas. Submetido em 29jul2021 – Edital EDUFRO, Editora da UNIR
Setembro
Data: 15/09/2021
Horário: 15:30h
Local: plataforma Google (Meet).
Outubro
Data: 20/10/2021
Horário: 14:00
Local: plataforma Google (Meet).
Texto para discussão:
COLL, C; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
Novembro
Data: 17/11/2021
Horário: 14:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Textos para discussão:
COLL, C; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 66-93.
Observações:
– O livro está disponível na Minha Biblioteca / Biblioteca da Unoeste
– Digitalizamos o capítulo que discutiremos e está disponível no seguinte endereço: https://drive.google.com/file/d/165snKLJdD2-cC_nVxlCW6JqvFG8e6EqZ/view?usp=sharing
Dezembro
Data: 14/12/2021
Horário: 13:00
Local: Plataforma Google (Meet)
Textos para discussão:
MONEREO, C.; POZO, J. I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 97-117.
MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 118-135.
Observação:
– O livro está disponível na Minha Biblioteca / Biblioteca da Unoeste.