Creche do Lar dos Meninos deixa de funcionar

MARCO VINICIUS ROPELLI

 

“Fiquei muito triste e muito surpresa”, enfatiza Gisele Natel Pereira, 38 anos, sobre o encerramento das atividades, em 2020, da CEI (Centro de Educação Infantil) São Vicente Pallotti, mantida pelo Lar dos Meninos, onde estuda a filha dela, Stella Natel Santana, de quatro anos.

 

O anúncio do lar foi feito em sua página do Facebook. Na postagem, a ONG (Organização Não Governamental) explica os motivos que levaram à decisão depois de duas décadas de prestação de serviços junto à Prefeitura de Presidente Prudente.

 

“Em parceria com o município de Presidente Prudente, a entidade manteve por 22 anos o atendimento da creche, sempre colaborando financeiramente com valores financeiros expressivos. Até o momento a entidade conseguiu, à duras penas, canalizar recursos para a continuidade dos atendimentos. Sabemos que os recursos públicos nunca irão subsidiar todas as despesas da entidade”, informa o Lar.

 

Na mesma postagem, eles prosseguem: “Diante do cenário, político e financeiro dos últimos anos, a entidade declinou, significativamente, nas arrecadações de recursos próprios com doações e promoções.  Assim sendo, a partir de 2021 o Lar dos Meninos irá demandar esforços para permanecer com o serviço de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”.

 

A decisão, conforme explica a entidade, vem de modo a não comprometer outros serviços, especialmente o de acolhimento provisório e temporário de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Conforme o Lar dos Meninos, a capacidade máxima de atendimento no abrigo é de 35 crianças e adolescentes mensalmente, nas modalidades acolhimento institucional e familiar.

 

Outro projeto mantido pelo Lar, desta vez em parceria com a prefeitura de Álvares Machado desde 2001, é a creche CEI Recanto do Amanhecer. Localizado no Parque dos Pinheiros, a unidade mantida pela entidade é a única opção de creche para as famílias do bairro. Atende 157 crianças com idade entre 4 meses a 3 anos e 11 meses.

 

A reportagem do Terceiro Setor tentou pediu ao Lar dos Meninos que comentasse a decisão do encerramento da creche, mas foi informada que a responsável pelo local está de licença médica.

 

Reação

Nos dias que seguiram o anúncio, uma onda de tristeza e preocupação tomou conta de cidadãos prudentinos e, principalmente, de pais cujos filhos estudam na creche do Lar. Para se ter ideia, de 26 a 29 de outubro, a publicação do Facebook contabilizou 228 reações, sendo 149 “carinhas tristes”, 135 compartilhamentos e 83 comentários, sendo 100%, conforme análise do Terceiro Setor, lamentando o fato.

 

A preocupação e indignação dos pais, inclusive, culminou em duas ações: um protesto em frente à instituição (cujos detalhes foram publicados pelo jornal local O Imparcial) e em um abaixo-assinado online que tem circulado nas redes sociais. Na descrição do documento, postado por mães de alunos do CEI em 27 de outubro de 2020, estão dos dizeres: “Precisamos da ajuda de todos e da mobilização da sociedade, afinal, somente a educação pode mudar um país!”.

 

Relato

Gisele, a mãe de Stella, exemplificando o porquê da mobilização e lamento geral em relação ao encerramento das atividades da creche, fala de como era a rotina e o tratamento de sua filha na entidade.

 

“A Stella estuda no Lar desde os seis meses de idade, sempre em período integral. Deixo ela na escola as 7h e busco as 17h. A escola foi sempre muito parceira. Excelentes profissionais. Tem uma professora dela em especial Maysa Alves que a acompanha desde o berçário. Enfim, a Stella se desenvolveu muito bem, muito rápido com a ajuda delas, o trabalho que a escola oferece é impecável. Escolhi a Creche São Vicente Pallotti por ser perto de casa, do local onde presto serviço e pelas referências que tinha da escola”, afirma.

Gisele afirma que sua filha, Stella, se desenvolveu muito com a ajuda das professoras da CEI São Vicente Pallotti (Foto: Cedida)

 

Gisele explica que, mesmo sendo o último ano da filha na CEI, visto que em 2021 ela irá cursar o pré, sentiu tristeza pela situação, especialmente pelos profissionais. Ela teme que eles percam os empregos, visto que, como ela mesmo já disse, os considera excelentes e muito dedicados às crianças. Além disso, preocupa-se com outras crianças que perderão a oportunidade de “poder conviver nessa escola tão especial”. “É uma pena, lugar abençoado, fica o meu agradecimento a equipe da Vicente Pallotti que nunca mediu esforços por uma educação de qualidade às crianças”, completa.

“Vaga garantida”

Uma das perguntas mais recorrentes que cidadãos têm feito nas redes sociais do Lar dos Meninos é “Como ficarão as crianças que estudam na creche? Sobre isso, a Prefeitura de Prudente informou em nota que “todas as crianças matriculadas na unidade têm vaga garantida para o próximo ano e serão transferidas para unidades de ensino da Rede Municipal próximas de suas residências. A Prefeitura comunica ainda que assim que finalizar a projeção desta escola será realizada uma reunião com os pais para indicar a escola de destino de cada criança. São cerca de 160 alunos que permanecerão no ensino infantil e outros cerca de 60 que seguirão para o Ensino Fundamental”.

Além disso, o poder Executivo descreve, com detalhes, a negociação preliminar ao anúncio feito pela entidade. Conforme o poder público, a decisão pelo encerramento do contrato partiu da entidade. Em ofício enviado em agosto à Prefeitura, a Sociedade Civil Lar dos Meninos informou que não renovaria a parceria com o município para o ano letivo de 2021.

“Diante do anúncio do fechamento, a prefeitura apresentou uma contraproposta para que a unidade fosse mantida aberta e, no início deste mês, a entidade reforçou que manterá a decisão de encerrar as atividades da creche”, informa a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação).

SERVIÇO

Para outro projeto, o Lar também busca ajuda e parceria da sociedade. É o “Família Acolhedora”. Conforme a entidade, o projeto é uma modalidade de acolhimento prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente que o Lar dos Meninos desenvolve desde 1993 em Presidente Prudente. Seu objetivo é cadastrar e capacitar famílias da comunidade para acolherem, temporariamente, em suas casas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos afastados do convívio familiar por determinação judicial. Diferente da adoção, que consiste em um lar permanente, a família cadastrada os recebe em sua casa provisoriamente para oferecer proteção integral e permitir a continuidade de sua socialização em um ambiente familiar. “Faça parte e crie possibilidades de um futuro melhor”, destaca.

AJUDA

Dada as dificuldades financeiras que levaram ao anúncio do encerramento das atividades da creche CEI São Vicente Palloti, enfatiza-se que o Lar dos Meninos continua, mais ainda em contexto de pandemia, precisando da colaboração da sociedade de forma a manter seus demais serviços. Portanto, para mais informações ou realização de doações à entidade, o endereço é Avenida Juscelino K. de Oliveira, 3.502, Prudente. Já o telefone da ONG é o (18) 3906-2680.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu