A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DA EQUIPE DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA

28 set    Humanas (2020)

Raquel Rosan Christino Gitahy

https://drive.google.com/file/d/1YYu3MGfKsVRHmiXJmazonkidK8AghiLb/view?usp=sharing

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mantem um programa intitulado “Residência Pedagógica”, que integra a política pública de formação docente, tendo como objetivo fomentar a formação prática dos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, no qual os mesmos são inseridos nas escolas de educação básica a fim de se ambientarem e iniciarem o processo de regência. Considerando que a escola está presente na sociedade conectada e que discentes e docentes fazem uso constante da tecnologia digital de informação e comunicação, a presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o processo de formação da equipe do Programa de Residência Pedagógica a partir de interações nas redes sociais. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvendo-se com 16 residentes, 02 preceptores e 01 orientador do programa de residência pedagógica da Universidade do Oeste Paulista. Para a coleta de dados foi utilizada a observação das interações realizadas na página da rede social Facebook intitulada “Residência Pedagógica Unoeste” e nos grupos de WhatsApp destinados ao programa de residência. A pesquisa foi cadastrada na plataforma Brasil, sendo aprovada sob o número CAAE 14469019.6.0000.5515. Os residentes, preceptores e o orientador usaram as redes sociais inserindo, no início do programa, suas expectativas em um mural virtual, destacando a oportunidade de desenvolver a formação acadêmica, profissional e pessoal. Foram realizadas durante a vigência do programa postagens que reforçavam a união Universidade-escola, ou seja, a formação inicial dos estudantes com a prática pedagógica do Ensino Fundamental. A rede social WhatsApp foi destaque na interação constante da equipe (orientador, preceptores e residentes), mostrando-se como um espaço para facilitações conceituais, ou seja, indicações de leitura, inspirações para o momento de regência a partir das trocas de experiências vivenciadas no decorrer de todo o Programa. O Facebook e o WhatsApp foram usados como um espaço educativo, capaz de deixar registrado todo o caminhar do programa pela equipe por meio de imagens, textos, vídeos, tornando-se um memorial reflexivo colaborativo. Conclui-se que a rede social pode ser um importante aliado no processo de formação pedagógica. Vivendo em uma era conectada e já estando familiarizados com o uso das redes sociais, podemos enxerga-las como um espaço de coaprendizagem. Órgão de fomento financiador da pesquisa: CAPES Protocolo CAAE: 14469019.6.0000.5515 

One Comments “A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DA EQUIPE DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA

  1. Raquel,
    Quais foram as novas possibilidades que o uso das redes sociais trouxe para a formação pedagógica? E quanto às dificuldades, quais os maiores obstáculos enfrentados nesse novo formato de trabalho pedagógico?

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