Perfil clínico em indivíduos suplementados com água ozonizada em um curto período

23 set    Saúde (2021)

Marília Esteves Alves de Souza, Leticia Freire, Maria Beatriz Tiezzi Vergara, Claudio Lera Orsatti

https://drive.google.com/file/d/1WHKD8Oom5PboexSWqYHTJwmpGGuSmO_Q/view?usp=sharing

A ozônio (O3) terapia, aparece como nova perspectiva, sendo aplicada como adjuvante a tratamentos para dor, complicações diabéticas e desordens musculoesqueléticas. O radical de O3-, resultado da diluição do gás em água, provoca o aumento da peroxidação de lipídios sendo capaz de modulação de colesterol (LDL) e triglicerídeos. Já compostos como superoxidases, apresentam capacidades de controles hiperglicêmico. O foco dos atuais estudo sobre a ozônio terapia abrangem apenas sua efetividade diante de quadros patológicos, pouco se conhecendo sobre suas propriedades em indivíduos saudáveis. Avaliar os paramentos clínicos/laboratoriais em indivíduos supostamente saudáveis suplementados com água ozonizada em curto prazo. Ensaio clínico randomizado, duplo cego, placebo controlado. Aprovado pelo CEP/CAAE:12422219.3.0000.5515. A pesquisa incluiu 48 participantes suplementados por duas concentrações de água ozonizada (10?gO3/dia ou 16 ?gO3/dia) e placebo durante 7 dias. Amostras plasmáticas foram coletadas em 3 momentos. Os parâmetros clínicos/laboratoriais avaliados foram: colesterol total (CT), triglicérides (TG) e glicose. 35.4% dos participantes receberam placebo, 33.3% receberam suplementação com O3 10 ?gO3 e 31.3% receberam a concentração de O316 ?gO3. Dos indivíduos analisados foram 45,8% mulheres e 54,2% homens. A análise da interação tempo e grupo não mostrou diferença significativa entre as suplementações nas duas concentrações e no placebo (CT: p = 0.649, TG: p = 0.841 e glicose com: p = 0.181). A suplementação com água ozonizada não modifica os parâmetros clínicos CT, TG e glicose em indivíduos aparentemente saudáveis em curto tempo.

2 Comments

  1. Parabéns pelo trabalho!
    Gostaria de saber quanto ao custo do ozônio, o mesmo acaba sendo oneroso?
    Tenho visto o seu uso em grandes centros relacionados a tratamentos coadjuvantes em queimaduras pois além de acelerar o processo de cicatrização ameniza as dores nesse tipo de lesão.

    1. Olá, ozônioterapia não é uma terapia de alto custo, entretanto seu equipamento (gerador de ozônio) este apresenta um custo elevado. A utilização de ozônio em modelos tópicos vem se mostrando eficaz na modulação inflamatória, de perfil de reparo celular quando usado em concentrações adequadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.