Impacto da suplementação de vitamina D na modulação de proteínas de choque térmico em mulheres na pós-menopausa: um estudo duplo cego, randomizado, placebo-controlado

23 set    Saúde (2021)

João Pedro Esteves Alves de Souza, Claudio Lera Orsatti

https://drive.google.com/file/d/1rge-IxBS9Ypx_VoLb5z1N6v37Wutf-_W/view?usp=drive_web

Mulheres na pós-menopausa são propensas a maior risco de doenças cardiovasculares, devido a alterações metabólicas e a perda da síntese de hormônios cardioprotetores. As proteínas de choque térmico, têm ação protetora nas células, evitando estresse oxidativo e o modificando mediadores inflamatórios potencialmente danosos como a aterosclerose. Acredita-se que a vitamina D exerça uma importante função cardioprotetor, porém os mecanismos que sob esse efeito ainda não são esclarecidos.avaliar o efeito modulador da vitamina D nas proteínas de choque térmico como: HSP27, HSP60, HSP70/72, HSP90? e HMOX1, em mulheres na pós-menopausa. Estudo duplo-cego, randomizado e placebo controlado, aprovado pelo CEP da Faculdade de Medicina de Botucatu (nº 895.001). 60 mulheres na pós-menopausa com idades de 50-65 anos e com amenorreia por mais de 12 meses foram randomicamente distribuídas em dois grupos: grupo VD (com suplementação oral de 1000IU vitamina D3/dia) e grupo placebo. As mulheres foram avaliadas no início e após 10 meses de intervenção. As concentrações plasmáticas de 25-hidroxivitamina D foram medidas por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Os níveis séricos de HSP27/pS78/pS82, HSP27/total, HSP60, HSP70/72, HSP90? Foram avaliados utilizando imunoensaio multiplex. CAAE 38486914.0.0000.5411. A suplementação de vitamina D foi significativa (P<0.001). Houve uma interação grupo por tempo significativa para HSP27/pS78/pS82 (P=0.008) e HSP27/total (P<0.001), não foi observado alterações nos analitos: HSP60, HSP70/72, HSP90?. A suplementação de vitamina D aumenta os níveis séricos de HSP27/pS78/pS82 e HSP27/total após 10 meses de tratamento.

4 Comments

  1. [MEDIADOR] Excelente trabalho com ótima qualidade metodológica. Os slides da apresentação ficaram muito bons também. A pesquisa mostrou ótimos resultados, quais implicações desses achados para a prática clínica? Qual foi o tamanho de efeito encontrado? Os autores acreditam que esse efeito da vitamina D nos níveis de proteína seja clinicamente relevante?

    1. Obrigado Crystian, acreditamos que o estabelecimento de uma relação significativa entre os níveis de HSP27 e Vitamina D possa ser um possível alvo terapêutico futuro, principalmente em relação ao risco cardiovascular na população adscrita, acreditamos também, que o tamanho do efeito seja relevante um vez que foi observado p < 0,05 significativo em relação a tempo da suplementação por grupo placebo e suplementado, sobre a relevância clínica, são ainda poucos estudos relacionando HSP com vitamina D porém os dados colhidos no estudo podem propor novas opções de tratamento e mais importante possível prevenção de eventos cardiovascular em mulheres na pós menopausa

  2. Obrigado Crystian, acreditamos que o estabelecimento de uma relação significativa entre os níveis de HSP27 e Vitamina D possa ser um possível alvo terapêutico futuro, principalmente em relação ao risco cardiovascular na população adscrita, acreditamos também, que o tamanho do efeito seja relevante um vez que foi observado p < 0,05 significativo em relação a tempo da suplementação por grupo placebo e suplementado, sobre a relevância clínica, são ainda poucos estudos relacionando HSP com vitamina D porém os dados colhidos no estudo podem propor novas opções de tratamento e mais importante possível prevenção de eventos cardiovascular em mulheres na pós menopausa.

  3. Obrigado Crystian, acreditamos que o estabelecimento de uma relação significativa entre os níveis de HSP27 e Vitamina D possa ser um possível alvo terapêutico futuro, principalmente em relação ao risco cardiovascular na população adscrita, acreditamos também, que o tamanho do efeito seja relevante um vez que foi observado p < 0,05 significativo em relação a tempo da suplementação por grupo placebo e suplementado, sobre a relevância clínica, são ainda poucos estudos relacionando HSP com vitamina D porém os dados colhidos no estudo podem propor novas opções de tratamento e mais importante possível prevenção de eventos cardiovascular em mulheres na pós menopausa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.