A suplementação de água ozonizada em curto tempo não altera o perfil antropométrico em indivíduos saudáveis

27 set    Saúde (2021)

Leticia Freire, Marília Esteves Alves de Souza, Maria Beatriz Tiezzi Vergara, Claudio Lera Orsatti

https://drive.google.com/file/d/1loHpKXfzqdQMWZJzDpn43xuLOtoQl20i/view?usp=sharing

O ozônio é um componente natural que quando administrado de forma correta, demonstra ações terapêuticas em várias condições patológicas. In vivo sua administração é segura e efetiva, uma forma de administração é através do consumo de água ozonizada. Com o avanço da terapêutica médica, as informações do ozônio e seus benefícios chegaram ao conhecimento popular como uma promessa de proporcionar melhorias na saúde e principalmente melhora do perfil antropométrico. Essa alteração do perfil antropométrico, supostamente, estaria relacionada com a ação antioxidante e a melhora do perfil inflamatório após a suplementação com a água. Todavia pouco se sabe sobre os benefícios da água ozonizada consumida pela população sem quadros patológicos. Avaliar o perfil antropométrico de indivíduos supostamente saudáveis, suplementados com água ozonizada em um curto período. Ensaio clínico randomizado, duplo cego, placebo controlado aprovado pelo CEP, CAAE: 12422219.3.0000.5515. A entrevista incluiu 48 participantes suplementados com duas concentrações de água ozonizada (10?gO3/dia ou 16 ?gO3/dia) e placebo. Foram coletadas medidas antropométricas em três momentos durante 7 dias. Os parâmetros antropométricos (peso, altura, IMC, circunferência abdominal e pressão arterial sistólica e diastólica (PAS e PAD). Os participantes foram 45,8% do sexo feminino e 54,2% do sexo masculino. A relação tempo de suplementação e grupos não apresentou associação significativa (p < 0,05) entre os parâmetros analisados e o consumo da água em suas diferentes concentrações. Sendo os valores obtidos PAS p = 0,073, PAD p = 0,071, IMC p = 0,080, circunferência abdominal p = 0,080. A suplementação de água ozonizada não modifica os parâmetros antropométricos de indivíduos aparentemente saudáveis.

3 Comments

  1. [MEDIADOR] Parabenizo os pesquisadores pelo excelente trabalho com grande relevância na literatura atual. A apresentação foi ótima também. Em relação aos principais achados do estudo, eles corroboram com estudos anteriores investigando esse mesmo objetivo?

    1. Obrigada! Quando realizamos a busca de literaturas sobre o assunto não encontramos nenhum estudo que investigasse a ação da água ozonizada em individuos saudáveis, apenas em individuos com alguma patologia. Sendo que nesses estudos em individuos com alguma patologia os resultados mostraram-se beneficos após a terapia com ozonio.

  2. Obrigada! Quando realizamos a busca de literaturas sobre o assunto não encontramos nenhum estudo que investigasse a ação da água ozonizada em individuos saudáveis, apenas em individuos com alguma patologia. Sendo que nesses estudos em individuos com alguma patologia os resultados mostraram-se beneficos após a terapia com ozonio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.