Isolamento de pseudomonas aeruginosa em amostras de águas dos sistemas de abastecimento de 23 municípios do Oeste Paulista

27 set    Saúde (2021)

Letícia Franco Gervasoni, Inaiá Calegari Peixoto, Livia Batista de Oliveira, Anna Cardoso Imperador, Erika Kushikawa Saeki, Lizziane Kretli Winkelstroter Eller

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram-negativa considerada patógeno oportunista. Sua capacidade versátil favorece sua sobrevivência e permanência em ambientes diversos, inclusive em sistemas de abastecimento de água. Sua capacidade de formar biofilmes torna possível sua colonização persistente em tubulações de água, assim como cisternas, lavatórios, caixa d’água, torneiras e bebedouros. Seus diversos mecanismos de resistência a antimicrobianos torna seu tratamento difícil e seu conjunto de fatores de virulência estruturais e químicos favorecem a sua colonização no hospedeiro. Isolar P. aeruginosa de água de abastecimento de 23 municípios do Oeste Paulista durante os meses considerados chuvosos fevereiro, março e abril. O método aplicado para o isolamento consiste na filtragem de volumes de 100mL de amostra em membranas de acetato de celulose (Millipore), de 0,45 µm de porosidade, colocadas em seguida sobre ágar cetrimide e incubadas a 41,5 ± 0,5°C por 72 horas. A confirmação das colônias foi feita com base nos resultados de uma série de testes bioquímicos, tais como a produção de enzima citocromo-oxidase, crescimento bacteriano em caldo simples a 42° e em meio de cultura MacConkey, a determinação da oxidação positiva e fermentação da glicose negativa, descarboxilação da lisina negativo e difusão de pigmento verde-amarelo fluorescente em meio de cultura (produção de pioverdina) quando exposto à luz ultravioleta (UV). Foram analisadas 92, 94 e 93 amostras de água de abastecimento em fevereiro, março e abril, respectivamente, totalizando 279 amostras. A contaminação por P. aeruginosa foi observada em 13 amostras do total analisado, sendo que foram isoladas 7 cepas em fevereiro, 4 em março e 2 em abril. A contaminação por P. aeruginosa pode estar relacionada às redes internas de fornecimento visto que essa fornece uma série de condições favoráveis que promovem o crescimento de biofilmes altamente estruturados por essa bactéria(BÉDARD et al.,2016). Indivíduos com sistema imunológico comprometido e estruturas anatômicas comprometidas estão susceptíveis a infecções graves por esse patógeno, e por isso, a água contaminada pode ser uma via importante de disseminação dessa bactéria em clinicas e ambientes hospitalares(SUBEDI et al.,2018). Foi possível concluir que a água de abastecimento pode ser uma fonte relevante de disseminação de P. aeruginosa, além de que a contaminação por esse patógeno torna a água insatisfatória para consumo.

4 Comments

  1. [MEDIADOR] Parabenizo os autores pelo trabalho. A importância desse trabalho está clara. Em relação a trabalhos anteriores nessa área (em outras regiões do país), é possível constatar uma maior ou menor concentração dos bactérias Gram-negativas? Quais seriam as ações que deveríamos realizar para evitar/tratar essa agua para evitar a proliferação dessas bactérias?

    1. [AUTOR] Boa noite, obrigado pelo reconhecimento! A ocorrência de P. aeruginosa na região do Oeste Paulista tem sido semelhante a maioria dos estudos publicados em outros estados e regiões do país. Em um estudo feito por Guerra e colegas, 362 amostras de água foram coletadas do sistema principal de distribuição de água da cidade de Bandeirantes-PR, onde 8,56% apresentaram contaminação por P. aeruginosa. Em outro estudo realizado por Souza e colegas, foram coletadas 12 amostras de água de um hospital da microrregião de Ouro Preto-MG, sendo que 8,33% destas demonstraram contaminação por P. aeruginosa. No entanto, em outros estudos como de Clara D. R. Rayol, essa bactéria se mostrou presente em 36,6% das 30 amostras analisadas coletadas no município de São Luís-MA.
      Uma das medidas para prevenção e tratamento de bactérias em água potável é o aumento da concentração de cloro na água, além da adoção de políticas sanitárias. Também é importante incluir P. aeruginosa na avaliação da potabilidade da água.

  2. Parabéns filha (Letícia) e as demais, pelo excelente trabalho realizado, por toda dedicação e empenho. É de grande relevância este trabalho, à comunidade em geral. A água, fonte vital a nossa saúde e vida, merece este cuidado e atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.