Relato de experiência do setor de respiratória com atendimento em telereabilitação

29 set    Saúde (2021)

Kaique dos Santos Pardini, Douglas de Souza Batista, Valquiria Nascimento Miranda, Adriana Junqueira

Devido à pandemia da covid-19, a telereabilitação veio como recurso alternativo para dar continuidade aos atendimentos fisioterapêuticos em todas as áreas. Esta tecnologia já era uma realidade em diversos países, porém no Brasil, ganhou espaço após o inicio da pandemia pelo novo coronavírus. Relatar a experiência no atendimento via telereabilitação no estágio supervisionado em fisioterapia respiratória foi surpreendente e no decorrer do primeiro semestre de 2021, realizamos atendimentos presencias no setor, porém, devido a uma nova onda de infecção pelo novo coronavírus, concomitantemente ao decreto de lockdown, novos pacientes optaram por não realizar o atendimento/tratamento de forma presencial, temendo a exposição e contaminação ao vírus. Assim, a necessidade da telerreabilitação frente a pandemia do Covid-19, fomentou um maior conhecimento na formação acadêmica, permitindo o conhecimento de uma nova modalidade de atendimento, contribuindo para a formação de um fisioterapeuta melhor capacitado para o mercado de trabalho. Deste modo, o auxílio da tecnologia permitiu a continuidade do tratamento ao paciente, contribuindo para a melhoria e/ou manutenção funcional e cognitiva, prevenindo complicações nos pacientes respiratórios. Portanto, através de recursos simples utilizados casa, conseguimos realizar exercícios motores associados a exercícios respiratórios, além de estimular o paciente a fazer exercícios aeróbicos dentro do seu limite em seu ambiente domiciliar, demonstrando assim que é possível manter o tratamento a distância. O ponto fraco da telerreabilitação foi a monitorização dos dados vitais, já que necessitava de uma terceira pessoa ou de um entendimento do paciente para aferir sua frequência cardíaca, por exemplo, e demais dados vitais so eram possíveis se o paciente tivesse o equipamento como frequencímetro, aparelho de pressão arterial (esfigmomanômetro e estetoscópio) e oxímetro de pulso.

3 Comments

  1. Bom dia pesquisadores, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela a descrição da experiência!
    Os pesquisadores acreditam que esse pode ser um recurso para trabalharmos a prevenção em saúde em todos os contextos como atenção primária e hospitalar?

    1. Boa noite, tudo bem?
      Acreditamos que sim, em vista que possui um acesso amplo, onde qualquer individuo que possua um celular, poderia estar recebendo atendimento, principalmente na promoção e proteção especifica, onde se enquadra a prevenção primaria.

  2. Boa noite, tudo bem?
    Acreditamos que sim, em vista que possui um acesso amplo, onde qualquer individuo que possua um celular, poderia estar recebendo atendimento, principalmente na promoção e proteção especifica, onde se enquadra a prevenção primaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.